32.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Qualificação e emprego para moradores de Vila Velha

Eduardo RibeiroOs alunos das oficinas do Programa Escola Aberta já colhem os frutos da participação nos minicursos de cabeleireiro e manicure, realizadas na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Leonel de Moura Brizola, em Santa Rita, Vila Velha. As oficinas têm duração de um ano, mas até mesmo antes dos cursos terminarem, alguns participantes conquistam uma colocação no mercado de trabalho.
Um exemplo é o caso da cabeleireira Michele Oliveira. “A oficina é uma ótima oportunidade de se qualificar e entrar no mercado, que é muito promissor no ramo da beleza”, destaca Michele, que terminou o curso e trabalha nos finais de semana como cabeleireira. Ela está economizando para abrir um salão com a irmã, que também participou da oficina.
Durante o curso, que é realizado aos sábados, das 9h às 11 horas, os alunos aprendem a cortar, escovar, pintar e a relaxar os cabelos. “É gratificante ver a vontade que as alunas têm de aprender. A qualificação é mérito delas, que sempre buscam conhecer técnicas novas”, afirmou a oficineira e cabeleireira Ester da Vitória Matta.
Escola Aberta
O objetivo do Programa Escola Aberta é o de ocupar, de forma criativa, o espaço escolar nos finais de semana com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecida aos estudantes e à população.
No município, mais de 20 escolas integram o Programa, que oferece à comunidade aproximadamente 170 oficinas voltadas para qualificação, artesanato, esporte e diversão.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA