30.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

Alunos terão iogurte, queijo e frutas na merenda escolar

Alunos terão iogurte, queijo e frutas na merenda escolarPara o ano letivo de 2012, que começa na próxima segunda-feira (06), o Programa Municipal de Alimentação Escolar – PMAE continua com o foco na oferta de alimentação com qualidade nutricional e segurança alimentar adequada aos alunos da rede municipal de ensino.
Seguindo princípios fundamentais da nutrição e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Seme) aumentou, neste ano de 2012, a variedade dos produtos – inclusive os orgânicos, que compõem o cardápio alimentar da rede.
Por meio da chamada pública para a agricultura familiar, foi possível aumentar a oferta de frutas como goiaba, abacaxi, maracujá, banana nanica, mamão, além da manutenção do morango, do abacate e da laranja na lista de alimentos.
“É através de ações como a da chamada pública que os alunos têm acesso a alimentos mais saudáveis e provenientes do cultivo familiar, em terras capixabas, beneficiando também os produtores familiares e incentivando a economia local”, afirma a coordenadora de alimentação escolar de Vitória, Patrícia Piana de Andrade Dalmásio.
Ainda neste ano letivo, duas novas cooperativas passam fornecer alimentos à Seme: uma em Alfredo Chaves, que oferta queijo muçarela e iogurte, que são itens novos no cardápio, e outra cooperativa de Domingos Martins, que oferta biscoitos caseiros. Além delas, já são fornecedoras de alimentos para a rede municipal de ensino as cooperativas de Santa Maria de Jetiba, Iconha e Santa Leopoldina.
Cardápios Especiais
Os cardápios nas escolas são previamente elaborados, utilizando variáveis como as necessidades de cada faixa etária e o tempo que o aluno permanece na escola. Para as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef´s) elabora-se, mensalmente, cardápios do Ensino Regular Diurno, da Educação de Jovens e Adultos Noturno e da Educação em Tempo Integral.
Já para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis´s) há cardápios adaptados, exclusivamente, para as crianças menores de um ano, nos quais se prevê restrições, regulamentadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), de itens como banana, leite, peixe, entre outros gêneros considerados “alergênicos”. Para os demais grupos da educação infantil o cardápio é diferenciado.
A partir desses padrões há ainda os cardápios e/ou orientações específicas para alimentação dos alunos com necessidades alimentares especiais, quer seja por intolerância, alergias ou restrições, como é o caso da diabete.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA