45 conselheiros da OAB-ES escolheram nomes que vão compor lista a ser encaminhada ao TJES
Por Robson Maia
A Seccional Capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) definiu, na tarde desta terça-feira (3), os seis nomes que vão concorrer à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) pelo Quinto Constitucional. A surpresa na lista ficou por conta da ausência da advogada Flávia Brandão, candidata mais votada na fase anterior.
Nesta etapa do processo, eram doze advogados considerados elegíveis para compor a chamada lista sêxtupla. 45 conselheiros e membros honorários da OAB-ES votariam para decidir os nomes que chegariam à última etapa do processo.
O advogado Vinícius Pinheiro foi o mais votado, recebendo 35 votos. Ele foi seguido por Adriano Pedra, com 30 votos. Completam a lista final os advogados Alexandre Puppim, com 27 votos; Américo Mignone, com 26 votos; Erfen Ribeiro, com 26 votos; e Sarah Merçon-Vargas, com 26 votos.
Lista final contraria votação inicial
A lista sêxtupla seguiu caminho diferente da votação dos advogados realizada em 7 de novembro. Na ocasião, a advogada Flávia Brandão foi a mais votada pela advocacia, com 4.596 votos, mas ficou de fora da lista sêxtupla, após receber apenas 5 votos.
Já o candidato mais votado nesta etapa do processo havia terminado apenas no 7º lugar no último mês, com 3.542 votos. Adriano ficou logo na sequência, no 8º lugar, com 3.468 votos. Enquanto isso, Alexandre terminou em 4°, com 3.852 votos; Américo em 12º, com 3.013 votos; Erfen em 10°, com 3.218 votos; e Sarah em 3°, com 4.084 votos.
Definição final será de Casagrande
A lista sêxtupla definida pela OAB-ES seguirá para o TJES. Lá, será formada a lista tríplice, na penúltima etapa do processo. Após isso, os nomes finais serão entregues ao governador Renato Casagrande, do PSB, para finalmente ser decidido o nome do Quinto Constitucional.