26.3 C
Vitória
terça-feira, 29 setembro, 2020

O melhor cacau do Brasil é capixaba

Leia Também

Antecipação do INSS poderá ser pedida sem limitação de distância

Até 31 de outubro, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão pedir a antecipação do auxílio-doença em todas as localidades do país.

Banestes anuncia gratuidade para todos os clientes nas transações via Pix

Na próxima segunda-feira (05) terá início em todo o Brasil o processo de cadastro das chaves Pix, o serviço de transferências e pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central.

Mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos para outubro

Serão 30 oportunidades, gratuitas e pagas, com o objetivo de capacitar empreendedores e também aqueles que desejam empreender, por meio de cursos, webinar, palestras e oficinas.

Depois de muita informação e dedicação a Fazenda Guarani, de Linhares, venceu nesta semana o II Concurso Nacional de Qualidade do Cacau (Brazilian Cocoa Awards) na categoria “Cacau Varietal Especial”.

Os critérios para análise de qualidade de chocolate seguiram o Protocolo de Degustação do Centro de Inovação do Cacau (CIC), que considera 19 importantes atributos de sabor do cacau: cacau; acidez; amargor; adstringência; doce; frutas frescas; frutas marrons; amendoado; floral; amadeirado; especiarias; torrado; sujo; animal/couro; sobrefermentado; fumaça; mofado; outros e qualidade global.

Os produtores Eduardo Zucolotto da Silva e Ana Claudia Milanez Rigoni fazem parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) e contam que a dedicação e a busca de informação são as chaves para conquistarem bons resultados na cacauicultura.

“Estamos sempre buscando informação para a nossa propriedade e para aprimorar a produção do cacau de qualidade. A ATeG tem me dado uma visão que antes eu não tinha, principalmente na questão dos gastos, o que está ajudando a reduzi-los. Com a Assistência, temos um espelho fantástico do ganho e das despesas, para buscar sempre melhorar”, disse Eduardo.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma questão importante para a Fazenda Guarani, o que fez com que alcançassem alta pontuação na metodologia ISA (Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas), aplicada pela ATeG.

“Nosso diferencial é a dedicação ao trabalho, não só na questão de ter um bom resultado, mas também na questão ambiental. Procuramos manter o ecossistema funcionando bem, com equilíbrio das plantas, sempre adubadas, com a desbrota correta, para fazer com que cresçam saudáveis e deem bons frutos”, revelou Eduardo.

Processo de produção

Para produzir cacau de qualidade, Eduardo conta que é preciso esforço, conhecimento e acompanhamento constante de todo o processo produtivo.

“É necessário trabalhar com muito carinho todo processo, desde a colheita da fruta, fazer a separação correta do cacau bom para a fermentação, acompanhar passo a passo, verificar a temperatura e o tempo na hora da fermentação. Na secagem, também é necessário um acompanhamento de perto e a armazenagem deve ser feita em local seco, seguro e sem interferência externa nas amêndoas”.

A Fazenda Guarani é atendida pela ATeG do Senar Espírito Santo desde 2019 e os resultados são crescentes. Segundo o técnico de campo Agostinho de Vasconcellos Netto, que assiste os produtores, o diferencial da propriedade é o cuidado na condução da lavoura e no beneficiamento do cacau.

“A diferença é que procuram fazer a colheita no ponto certo, fazem uma boa condução de temperatura na hora da fermentação e a secagem é realizada em uma estufa solar, o que oferece à amêndoa a quantidade adequada de luz e calor”, disse Agostinho.

Os produtores comercializam a amêndoa do cacau e o nibs (sementes de cacau fermentadas, secas, torradas e trituradas) até para o Rio de Janeiro e São Paulo. Os planos futuros de Eduardo e Ana Claudia incluem levar informação para mais produtores da região para que a produção de qualidade aumente.

“O que pretendemos é mostrar para outros produtores as vantagens de ser acompanhado por especialistas, de buscar informações e orientações de pessoas que têm conhecimento do ramo, de estar de olho nas plantas para que sejam saudáveis. Queremos mostrar para outros produtores que podem chegar a conquistar prêmios e agregar valor ao seu produto”, revelou Eduardo.

Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) proporciona mudança de atitude do produtor e do trabalhador rural, que se desdobram para garantir alimento de boa qualidade aos brasileiros. Desperta a população do campo com oferta de ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, e com um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial.

Com informações da Comunicação Senar-ES

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Outubro Rosa 2020: novo formato, mesmo conceito

O movimento oficial Outubro Rosa 2020 chega em novo formato no Espírito Santo, mas com o mesmo conceito: alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer. Afinal, a vida mudou. A forma de cuidar dela, não.

Retorno de cirurgias eletivas impulsiona crescimento das plásticas

O aumento da procura por cirurgias atinge todas as faixas etárias e principalmente os jovens.

Cirurgia inédita no Estado para tratar tumores de pulmão

O procedimento é inovador! Chamado de lobectomia uniportal por vídeo, o procedimento será realizado no dia 26 de setembro. 

Farol Santa Luzia e Igreja do Rosário são reabertos com novas regras de visitação

A reabertura dos pontos turísticos capixabas acontece aos poucos e na última quarta feira (23) mais dois, localizados em Vila Velha, reabriram para visitação depois de ficarem fechados por meses, em consequência da pandemia do novo Coronavírus.

Difícil controlar o estresse na pandemia?

Na semana em que se comemora o dia Dia Mundial de Combate ao Estresse (23) resultados de estudos comprovam que nos últimos seis meses, devido à pandemia do COVID, a demanda por medicamentos para estresse, depressão e insônia, aumentou.

Conselho Tutelar: Vereador apresenta denúncia ao ministério público

A capital do Espírito Santo registrou em 2019 nada menos que 244 casos de abuso sexual infantil cometidos contra crianças e adolescentes de até 19 anos de idade. Um aumento de 32% em relação ao registrado no ano anterior pela Secretaria Municipal de Saúde (175 casos).

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Economia: pedidos de seguro-desemprego caem 11,6% na 1ª quinzena de setembro

O custo de cada parcela adicional é estimado em R$ 8,35 bilhões, segundo cálculos da equipe econômica obtidos pelo Broadcast

‘Vamos fazer programa de substituição tributária’, diz Guedes

Ricardo Barros (PP-PR), afirmou ainda que não haverá aumento de carga tributária na proposta de reforma que o governo construirá

Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões...

Valor Bruto da Produção Agropecuária deve ser recorde de R$ 823 bi, diz CNA

Outros fatores que podem influenciar o indicador do setor são o aumento de 4,3% na produção, a alta de 18,7% nos preços

Vida Capixaba

Outubro Rosa 2020: novo formato, mesmo conceito

O movimento oficial Outubro Rosa 2020 chega em novo formato no Espírito Santo, mas com o mesmo conceito: alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer. Afinal, a vida mudou. A forma de cuidar dela, não.

Bate-papo sobre “logística reversa”

A Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Espírito Santo (ABES-ES) irá promover um bate-papo online na terça-feira (29), às 19h, com o tema “Logística Reversa”.

Retorno de cirurgias eletivas impulsiona crescimento das plásticas

O aumento da procura por cirurgias atinge todas as faixas etárias e principalmente os jovens.

Doenças tireoidianas no idoso e a associação entre Covid-19 e a tireoide fazem parte de evento científico

De 30 a 31 de outubro ocorrerá o 19º Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT), pela primeira vez online, em razão da pandemia da covid-19....
Continua após publicidade