22.9 C
Vitória
sexta-feira, 5 junho, 2020

O Centrão contra-ataca

Leia Também

Crise tem maior impacto em negócios liderados por empreendedores mais velhos

Durante a pesquisa realizada pelo Sebrae e a FGV, foram ouvidos 10.384 empresários do setor, entre 30 de abril e 5 de maio, e mostrou que entre os entrevistados com 56 anos ou mais.

Prefeitura da Serra reduz burocracia para mais dez negócios

Na instrução normativa publicada na última segunda-feira (1°) foram incluídas mais 10 atividades na lista que já continha 150.

Petrobras eleva preço do gás de cozinha nas refinarias

O aumento também está relacionando ao consumo do gás de cozinha durante a pandemia, já que o isolamento social tem levado às famílias a cozinharem mais em casa.

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Uma das principais consequências do “estilo Bolsonaro” na presidência está sendo o progressivo afastamento do Centrão da base aliada. Mais que distanciamento, as relações entre o Planalto e o bloco, no atual ritmo, podem acabar em confronto aberto.

O imbroglio, como se sabe, teve início já no imediato pós-eleitoral, mas ganhou outra dimensão nos últimos dias, após o presidente divulgar nota via WhatsApp contra o establishment político. Lideranças do Centrão interpretaram a mensagem como um ataque direto ao bloco. A pressão só faz aumentar.

A curto prazo, os resultados disso são evidentes – convocação de ministros, ameaça de perda de validade de medidas provisórias (entre elas a que reestrutura o Executivo) e líderes partidários boicotando reuniões com Bolsonaro. Um desgaste inevitável, dada a conjuntura.

A médio e longo prazos o quadro ainda é mais dramático. A reforma da Previdência muda de “paternidade”, passando do Planalto para as mãos do Congresso Nacional. Igualmente a reforma tributária poderá ganhar definitivamente as digitais dos parlamentares. Bolsonaro passaria, assim, de protagonista a um mero coadjuvante do processo.

O Centrão, cabe lembrar, integra parlamentares de centro, centro-direita e direita, e é composto por PP, PR, PRB, Solidariedade e DEM. Por sinal, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), é importante interlocutor do grupo, hoje composto por mais de duzentos deputados. Contingente nada desprezível em tempos de votação de matérias impopulares.

Os encaminhamentos para a solução do impasse são muito claros. Basta ao presidente chamar as lideranças ao diálogo direto e colocar as demandas de parte a parte à mesa. Com o tempo correndo, o custo desse procedimento se tornará mais e mais elevado, e a conta ficará nas mãos do Planalto.

Espera-se que, tal como a saga Star Wars, de George Lucas, o contra-ataque do Centrão represente apenas um episódio entre tantos outros. Do contrário, todos podem sair perdendo no final.


André Pereira César Cientista Político

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inflação para famílias de baixa renda cai 0,30% em maio, diz FGV

Com o resultado, o índice acumulou alta de 0,81% no ano de 2020. Em 12 meses, o indicador acumulou avanço de 2,59% Por Daniela Amorim (AE)...

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Vida Capixaba

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 
Continua após publicidade