30.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

O Centrão contra-ataca

Uma das principais consequências do “estilo Bolsonaro” na presidência está sendo o progressivo afastamento do Centrão da base aliada. Mais que distanciamento, as relações entre o Planalto e o bloco, no atual ritmo, podem acabar em confronto aberto.

O imbroglio, como se sabe, teve início já no imediato pós-eleitoral, mas ganhou outra dimensão nos últimos dias, após o presidente divulgar nota via WhatsApp contra o establishment político. Lideranças do Centrão interpretaram a mensagem como um ataque direto ao bloco. A pressão só faz aumentar.

A curto prazo, os resultados disso são evidentes – convocação de ministros, ameaça de perda de validade de medidas provisórias (entre elas a que reestrutura o Executivo) e líderes partidários boicotando reuniões com Bolsonaro. Um desgaste inevitável, dada a conjuntura.

- Continua após a publicidade -

A médio e longo prazos o quadro ainda é mais dramático. A reforma da Previdência muda de “paternidade”, passando do Planalto para as mãos do Congresso Nacional. Igualmente a reforma tributária poderá ganhar definitivamente as digitais dos parlamentares. Bolsonaro passaria, assim, de protagonista a um mero coadjuvante do processo.

O Centrão, cabe lembrar, integra parlamentares de centro, centro-direita e direita, e é composto por PP, PR, PRB, Solidariedade e DEM. Por sinal, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), é importante interlocutor do grupo, hoje composto por mais de duzentos deputados. Contingente nada desprezível em tempos de votação de matérias impopulares.

Os encaminhamentos para a solução do impasse são muito claros. Basta ao presidente chamar as lideranças ao diálogo direto e colocar as demandas de parte a parte à mesa. Com o tempo correndo, o custo desse procedimento se tornará mais e mais elevado, e a conta ficará nas mãos do Planalto.

Espera-se que, tal como a saga Star Wars, de George Lucas, o contra-ataque do Centrão represente apenas um episódio entre tantos outros. Do contrário, todos podem sair perdendo no final.


André Pereira César Cientista Político

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA