26.7 C
Vitória
terça-feira, 27 outubro, 2020

Novos horários de funcionamento de bares, shoppings e academias

Leia Também

Fundo para municípios do sul deve ser extinto

O Fundo de Desenvolvimento Econômico do Sul do Espírito Santo (Fundesul) será extinto. A medida está no Projeto de Lei (PL) 511/2020, encaminhado pelo governador Renato Casagrande (PSB) à Assembleia Legislativa (Ales).

Bandes abre linha de crédito para empresas capixabas

Os micro, pequenos e médios empresários capixabas vão ganhar apoio econômico para a retomada da economia no Estado.

Vila Velha ganha modernização na iluminação pública

A praça Duque de Caxias em Vila Velha e as ruas do entorno, foi o local escolhido para começar a modernização da iluminação pública da cidade.

Municípios classificados de ‘Risco Baixo’ para transmissão do coronavírus – como Vitória e Serra – comemoram a volta do horário normal de funcionametno do comércio a partir desta segunda-feira (7)

Novos horários de funcionamento para estabelecimentos comerciais, a partir desta segunda-feira (7). Essa é a provavelmente a melhor notícia para os municípios que entraram para a clissificação “Baixo Risco”, no o 21º Mapa de Risco Covid-19.

Na prática, isso significa que shoppings, bares e restaurantes dessas cidades, incluindo Vitória e Serra, não têm mais restrições de horários e podem funcionar normalmente. Além da capital capixaba e do município mais populoso do Espírito Santo, outras 26 cidades capixabas estão em risco baixo.

Vale destacar que, apesar da liberação do horário normal, as medidas de segurança, como o uso de máscaras e distanciamento social, continuam sendo obrigatórias. E também a limitação para o número de clientes. Além disso, os cinemas continuam fechados, sem previsão de abertura.

NOVOS HORÁRIOS

Os bares e restaurantes voltam a funcionar nos horários que atuavam antes da pandemia. Da mesma forma, os shoppings de Vitória se mantém abertos ao público das 10h às 22h. Mas como hoje e amanhã também é feriado na capital – Dia 8 de setembro, Vitória comemora 469 anos – o horário normal retorna somente na quarta-feira (09). Já na Serra, passa a valer nesta terça-feira. E os centros comerciais podem funcionar aos domingos.

Nas academias, para alegria dos malhadores de plantão, as atividades aeróbicas estão liberadas, assim como a prática de pilates e similares para a população acima dos 60 anos.

Mapa de Risco

O Governo do Estado anunciou, na última sexta-feira (4), o 21º Mapa de Risco Covid-19, que tem vigência entre os dias 7 e 13 de setembro, próximo domingo. Ao todo, 28 municípios capixabas estão classificados em Risco Baixo, outros 48 estão em Risco Moderado e dois em Risco Alto.

Para a classificação são considerados o coeficiente de casos ativos nos últimos 28 dias, a quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Quanto à vulnerabilidade, considera-se a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, ou seja, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

CONFIRA CLASSIFICAÇÃO DAS CIDADES CAPIXABAS:

RISCO ALTO: Ibatiba e São Mateus.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Roque do Canaã, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Valério e Vila Velha.

RISCO BAIXO: Alegre, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Divino de São Lourenço, Fundão, Ibiraçu, Iconha, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Presidente Kennedy, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vitória.

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunicações suspeitas ao Coaf aumentaram 40%, diz Febraban

Segundo presidente da Febraban, houve um crescimento "exponencial" de fraudes bancárias e tentativas de desvios de verbas públicas

Fundo para municípios do sul deve ser extinto

O Fundo de Desenvolvimento Econômico do Sul do Espírito Santo (Fundesul) será extinto. A medida está no Projeto de Lei (PL) 511/2020, encaminhado pelo governador Renato Casagrande (PSB) à Assembleia Legislativa (Ales).

Petrobras aprova guia de conduta ética para fornecedores

O guia reforça ainda que os fornecedores devem promover condições dignas e seguras de trabalho aos seus empregados

Mauricio de Sousa comemora o seus 85 anos

Pai de dez filhos, Mauricio de Sousa se orgulha de ter colocado nas páginas dos gibis personagens moldados em seus herdeiros

Bandes abre linha de crédito para empresas capixabas

Os micro, pequenos e médios empresários capixabas vão ganhar apoio econômico para a retomada da economia no Estado.

INCC-M acelera a 1,69% em outubro, revela FGV

A principal influência para baixo sobre o INCC-M foi o gesso, que inverteu o sinal de alta de 0,30% em setembro

ES Brasil Digital

Capa ES Brasil 181
Continua após publicidade

Fique por dentro

Ajuste fiscal passa por reformas que aumentam produtividade, diz Bruno Funchal

Funchal disse que o teto dos gastos já endereçou o primeiro problema estrutural da questão fiscal brasileira

Pet – Um mercado sem crise

Segmento cresce na mesma proporção que o amor dos tutores por seus "filhos" A gente ama, cuida e não vive sem. Sendo eles pequenos, peludinhos...

Governo revisará projeção de queda do PIB para 2020 em novembro, diz secretário

"Todos os indicadores de atividade mostram um forte recuperação em V da economia", afirmou Waldery

Boletim aponta queda no turismo do Espirito Santo

O secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, destacou a importância deste acompanhamento sistematizado, que permite o planejamento de ações cada vez mais eficientes

Vida Capixaba

Recept: Turismo receptivo ganha representação

Com o objetivo de ajudar a fortalecer o setor de turismo receptivo brasileiro, que conta com mais de 3 mil agências, foi lançada, nesta terça feira (27) a Recept (Associação Brasileira de Turismo Receptivo).

Qualificar ES abre 26 mil vagas em cursos on-line

O programa Qualificar ES abriu 26 mil vagas em cursos on-line gratuitos. Aqueles que possuem mais de 16 anos e acesso à internet já podem se inscrever.

Espírito Santo ganha novo espaço cultural

Os capixabas vão poder contar com mais um espaço para o crescimento e fomento da cultura no Estado

Banestes promove ações de conscientização

As ações são para conscientização e em apoio à Semana da Segurança Digital
Continua após publicidade