23.8 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Novos horários de funcionamento de bares, shoppings e academias

Municípios classificados de ‘Risco Baixo’ para transmissão do coronavírus – como Vitória e Serra – comemoram a volta do horário normal de funcionametno do comércio a partir desta segunda-feira (7)

Novos horários de funcionamento para estabelecimentos comerciais, a partir desta segunda-feira (7). Essa é a provavelmente a melhor notícia para os municípios que entraram para a clissificação “Baixo Risco”, no o 21º Mapa de Risco Covid-19.

Na prática, isso significa que shoppings, bares e restaurantes dessas cidades, incluindo Vitória e Serra, não têm mais restrições de horários e podem funcionar normalmente. Além da capital capixaba e do município mais populoso do Espírito Santo, outras 26 cidades capixabas estão em risco baixo.

- Continua após a publicidade -

Vale destacar que, apesar da liberação do horário normal, as medidas de segurança, como o uso de máscaras e distanciamento social, continuam sendo obrigatórias. E também a limitação para o número de clientes. Além disso, os cinemas continuam fechados, sem previsão de abertura.

NOVOS HORÁRIOS

Os bares e restaurantes voltam a funcionar nos horários que atuavam antes da pandemia. Da mesma forma, os shoppings de Vitória se mantém abertos ao público das 10h às 22h. Mas como hoje e amanhã também é feriado na capital – Dia 8 de setembro, Vitória comemora 469 anos – o horário normal retorna somente na quarta-feira (09). Já na Serra, passa a valer nesta terça-feira. E os centros comerciais podem funcionar aos domingos.

Nas academias, para alegria dos malhadores de plantão, as atividades aeróbicas estão liberadas, assim como a prática de pilates e similares para a população acima dos 60 anos.

Mapa de Risco

Novos horários de funcionamento de bares, shoppings e academias

O Governo do Estado anunciou, na última sexta-feira (4), o 21º Mapa de Risco Covid-19, que tem vigência entre os dias 7 e 13 de setembro, próximo domingo. Ao todo, 28 municípios capixabas estão classificados em Risco Baixo, outros 48 estão em Risco Moderado e dois em Risco Alto.

Para a classificação são considerados o coeficiente de casos ativos nos últimos 28 dias, a quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Quanto à vulnerabilidade, considera-se a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, ou seja, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

CONFIRA CLASSIFICAÇÃO DAS CIDADES CAPIXABAS:

RISCO ALTO: Ibatiba e São Mateus.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Roque do Canaã, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Valério e Vila Velha.

RISCO BAIXO: Alegre, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Divino de São Lourenço, Fundão, Ibiraçu, Iconha, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Presidente Kennedy, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vitória.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA