Inep anuncia novo presidente

Foto: Divulgação / MEC

Em cinco meses de governo, Lopes é o 4º a ocupar o cargo de presidente da autarquia

Alexandre Ribeiro Pereira Lopes é o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17) pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Lopes assume o lugar deixado pelo delegado Elmer Coelho Vicenzi, que nessa quinta-feira (16), pediu demissão menos de um mês em que estava no cargo. Ele é o 4º presidente a assumir o posto em cinco meses de governo Bolsonaro.

Em janeiro, Maria Inês Fini foi demitida. Logo após, Marcus Vinicius Rodrigues a substituiu e permaneceu no cargo até 26 de março, mas foi substituído após polêmica com o então ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez.

O novo presidente é atualmente diretor legislativo na Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República. Além disso, é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Direito pela Universidade de Brasília (UnB).

Inep

O Inep é uma autarquia do Ministério da Educação e é responsável pela criação e aplicação de avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado a estudantes desde a alfabetização até o ensino médio, além dos censos Escolar e da Educação Superior.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!