23.3 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Fabio Faria toma posse como ministro das Comunicações

Nesta quarta-feira (17), o deputado federal licenciado assumiu a pasta criada na última semana pelo presidente Jair Bolsonaro

O deputado licenciado Fábio Faria (PSD/RN), tomou posse como ministro das Comunicações nesta quarta-feira (17), em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) e outros ministros.

Historicamente vinculada à presidência, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), foi extinta. As atribuições foram assumidas pelo novo ministério chefiado por Faria. A Secom é atualmente comandada pelo advogado Fábio Wajngarten, empresário do setor de checagem de audiência em TVs. Ele, que também esteve presente na cerimônia desta quarta, será transferido para o novo ministério.

- Continua após a publicidade -

Atualmente, a área de comunicações estava vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Assim, o ministro Marcos Pontes devolverá o comando da pasta à Faria.

Genro do apresentador e empresário Silvio Santos, do SBT, Faria vai comandar o ministério que tem atribuições na área da radiodifusão, incluindo a determinação de políticas públicas, processos e renovações de outorgas, fiscalização de conteúdo, entre outras. Como a Secom também foi transferida para o novo ministério, Faria também será responsável por distribuir verbas para TVs, além de cuidar de políticas públicas e fiscalização em áreas de interesse de empresas da sua família.

Secretaria

A Secretaria de Comunicação é o quinto maior contratante de publicidade do poder executivo federal, com R$ 127,3 milhões em contratos vigentes com agências de propaganda. Além da publicidade, é responsável pela divulgação dos atos do governo, por assessoria e relacionamento com imprensa e por atuação nos meios digitais, com controle das redes sociais do Planalto.

O novo ministro terá como missão definir diretrizes para regular e fiscalizar a concessão de serviços de comunicação, na área técnica, e de coordenar a comunicação institucional, incluindo a liberação de verbas publicitárias, com o objetivo principal de melhorar as relações entre o presidente Jair Bolsonaro e o Congresso Nacional.

*Da redação, com informações da Agência Estado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA