Os novos representantes da nova diretoria do Sebrae/ES assumirão suas funções para o quadriênio 2023/2026
Por Amanda Amaral
A nova diretoria que irá comandar o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) durante o quadriênio 2023/2026 foi eleita.
Idalberto Luiz Moro será o novo presidente do Conselho, com Carlos André Santos de Oliveira assumindo a vice-presidência do CDE. Pedro Gilson Rigo seguirá como superintendente, tendo Luiz Henrique Toniato como diretor técnico e José Eugênio Vieira como diretor de atendimento.
- Economia do Espírito Santo cresce 2,6% no 3º trim
- Siga ES Brasil no Facebook
A eleição
A eleição aconteceu na sede do Sebrae/ES, em Vitória, nesta quarta-feira (14), por decisão do Conselho Deliberativo Estadual (CDE).A nova diretoria foi eleita por representantes das 13 entidades que compõem o Conselho Deliberativo.
São elas: Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); Banco do Brasil S/A; Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo S/A (Bandes); Caixa Econômica Federal; Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes); Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (Faes); Federação do Comércio do Estado do Espírito Santo (Fecomércio); Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Espírito Santo (Faciapes); Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Federação das Empresas de Transportes do Estado do Espírito Santo (Fetransportes); e Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB/ES).
O superintendente Pedro Rigo, reconduzido ao cargo, agradece o Conselho pelo reconhecimento ao trabalho realizado pela atual diretoria do Sebrae/ES e agradeceu a confiança do Conselho para seguir na função.
“Ao longo dos últimos anos nós trabalhamos para que o Sebrae/ES pudesse estar cada vez mais próximo do cliente, estabelecendo importantes parcerias estratégicas com instituições empresariais e de diversos segmentos econômicos, fortalecendo assim os pequenos negócios, que são a base da economia capixaba. Seguiremos neste mesmo sentido para oferecer entregas relevantes à sociedade, ampliando o rol de serviços e as ações desempenhadas pelo Sebrae/ES e voltadas às MPEs”.
Conselho deliberativo
O Conselho Deliberativo Estadual (CDE) é o órgão máximo do Sebrae/ES e é responsável por traçar as políticas e as estratégias gerais de atuação, instituindo normas e orientando o trabalho de todo o conjunto.
O presidente do CDE é eleito pelo próprio conselho, foi escolhido entre um dos seus integrantes titulares para um mandato de quatro anos. É também o Conselho Deliberativo Estadual que elege a diretoria executiva, igualmente para mandato de quatro anos, sendo renovável.
O CDE possui membros que representam o Sebrae, instituições financeiras, de ensino e pesquisa, de tecnologia, comércio, serviços, indústria, agricultura, transportes, cooperativismo e Governo Estadual.
Idalberto Moro
Idalberto Luiz Moro, agora presidente do Conselho, foi fundador e atual diretor-executivo do Grupo Motociclo, o empresário atualmente é presidente do Sistema Fecomércio/ES – Sesc e Senac, do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades) e do Instituto de Ação Social e Cultural Sincades; sendo vice-presidente da Associação Brasileira de Importadores de Motopeças (Abimoto), diretor do Sindicato do Comércio de Importação e Exportação do ES (Sindiex) e conselheiro da Associação Brasileira de Distribuidores (Abad).
Pedro Rigo
Atual superintendente do Sebrae/ES, é administrador e empresário de microempresa. Também foi secretário Desenvolvimento Econômico de Cariacica, e foi diretor da Companhia de Desenvolvimento desse município. No Governo do Estado, foi diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); gestor e coordenador do processo de elaboração e aprovação da lei estadual de incentivo às micro e pequenas empresas (LC 618/2012); presidente do Fórum Capixaba das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais (Focampe); presidente do Comitê Gestor Estadual da Redesim – Cogesim; e membro do Conselho do Fundap Social, entre outros.
Luiz Toniato
Atual diretor técnico do Sebrae/ES, tem formação em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e, há mais de 30 anos, é executivo de empresas. Foi vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) na gestão 2017-2020 e também foi superintendente executivo do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag) por duas gestões; e membro dos conselhos de importantes instituições, como Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
José Eugênio Vieira
José Eugênio Vieira continua como diretor de atendimento do Sebrae. É bacharel em Economia e especialista em Planejamento Agrícola pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) pelo Instituto Agronômico de Montpellier, na França.
Participou de importante residência no Ministério da Agricultura em Paris. Foi diretor superintendente do Sebrae/ES de 2011 a2018, entidade em que também foi diretor de atendimento entre 2009 e 2010. Além disso, ocupou 15 secretarias no Governo Estadual. Foi eleito presidente por duas vezes e também interventor do Conselho Regional de Economia, presidente e membro do Conselho de Administração do Banco do Estado do Espírito Santo S/A (Banestes); membro do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes), membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, entre outros.