26.9 C
Vitória
terça-feira, 7 maio, 2024

“Nossa Senhora” visitará Guarapari durante Festa da Penha

A Imagem da Santa será levada à Guarapari na sexta (14) 

Por Rafael Goulart

Uma novidade da 453ª edição Festa da Penha é a visita da imagem de Nossa Senhora da Penha à Cidade Saúde. No quinto dia de festividades, na sexta-feira (14), a “santa” será levada ao Trevo de Setiba, onde deve ser acolhidas por fiéis, por volta de 9h, e seguir em carreata por seis paróquias da região.

- Continua após a publicidade -

“Vamos fazer a acolhida de Nossa Senhora para abençoar nossa cidade e seus moradores. Já estamos divulgando entre os devotos para recebê-la com muito amor. A imagem chega no Trevo de Setiba e percorre várias paróquias, em carreata. A ideia é que tenhamos duas paradas: no Pronto Atendimento, para rogar pelas bênçãos dos doentes e depois na Matriz do Centro, onde será celebrada uma grande missa em honra à nossa Mãe das Alegrias”, diz o padre Padre Diego Carvalho dos Santos, da Cidade Saúde.

Depois de acolhida pelos fiéis em Setiba, a carreata com a imagem de Nossa Senhora da Penha seguirá pelas paróquias São Tiago Maior (Setiba), Nossa Senhora de Lourdes (Santa Mônica), Sagrada Família (Guarapari), São Pedro (Muquiçaba), Bem Aventurado Padre Eustáquio (Olaria) e Nossa Senhora da Conceição (Centro).

De acordo com o evento, também está previsto um momento de oração e meditação no Pronto Atendimento de Guarapari, no bairro Ipiranga, às 11 horas. A visita se encerra com uma Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Matriz do Centro de Guarapari, às 12 horas.

A Festa da Penha acontece entre os próximos dias 9 e 17 de abril, é realizada pela Comissão Organizadora da Festa da Penha – formada pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos da Festa da Penha -, é correalizada pela Prefeitura de Vila Velha e tem apoio de patrocinadores, parceiros e voluntários.

“Nossa Senhora da Penha é a padroeira de todos os capixabas e por isso é tão importante que a Festa em sua homenagem se amplie para outros municípios além do seu berço histórico, que é Vila Velha. Temos a participação das diversas dioceses, representantes de todo o Estado, durante o evento; recebemos visitantes de vários municípios e até de fora do Espírito Santo, mas esse movimento de visita da Mãe das Alegrias às cidades é muito especial”, diz padre Renato Criste, membro da Comissão Organizadora da Festa da Penha.

Programação

O Oitavário da 453ª Festa da Penha (2023) começará no dia 9 e seguirá até o dia 17 de abril com atrações além das tradicionais Romarias. O tema deste ano é “Com Maria, Chamados a Servir”.

A programação para os oitos dias de festividades religiosas foi divulgada pela comissão organizadora do evento, que contará com um palco de 18 metros de altura e mais de 150 metros de painéis led. Mais de 800 mil pessoas participaram da festa no ano passado.

Na segunda-feira (10), o Concerto Ave Marias e Canções Marianas da Catedral Metropolitana de Vitória se apresentarão na Igreja do Rosário, no Parque da Prainha, em Vila Velha.

Na terça (11) acontece a aguardada Bênção dos Casais, que será realizada no Campinho do Convento da Penha com apresentação confirmada do cantor e missionário Dunga acompanhado do padre Renato Criste.

No quarto dia do evento, quarta-feira (12), a 19h30, no Campinho do Convento, haverá a noite oracional pelos filhos com padre Gudialace Silva, da paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Cobilândia, a missionária e cantora da Comunidade Canção Nova, Salette Ferreira, e  Angela Abdo do movimento Mães que Oram, com os grupos Amo Vox e Banda Adventus.

“Maria é a nossa mãe. E como mãe, ela sabe como falar ao coração de tantas mães que sofrem com diversas dores nos dias atuais. Estaremos juntos, nesse dia, pedindo à Mãe das mães que interceda por todas as mulheres que padecem com o calvário dos seus próprios filhos”, explicou o padre Gudialace.

Na quinta (13), também a 19h30, será a vez da Orquestra Acadêmica do Ifes com o maestro Walter Costa Bacildo e coral Cameria Ifes se apresentarem para os fiéis no Santuário Divino Espírito Santo, Centro de Vila Velha.

Na sexta (14), a programação continua com apresentação musical de padres no Campinho do Convento da Penha. A performance intitulada de “Além do Altar” terá no repertório sucessos religiosos e seculares como “Tudo Posso”, conhecida na voz do Padre Fábio de Melo, e Romaria do compositor Renato Teixeira.

O musical é composto por cinco padres de Vitória e um de São Mateus. Os de Vitória são Renato Criste, Hadeleon Santana, Anderson Gomes, Jacqueson Pimentel e Alessandro Rebonato, além de Edson Delfino, de São Mateus.

A organização do evento, porém, lembra que a programação está sujeita a alterações, caso haja algum imprevisto.

Festa da Penha

Com uma tradição que completa 453 anos em 2023, a Festa da Penha é um dos maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil. As festividades atraem capixabas de todo o estado e também turistas de outras partes  do país. A tradição têm oito dias de eventos religiosos (o oitavário) e é uma homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito.

“A Festa da Penha é um forte atrativo do turismo religioso do Espírito Santo, considerada a 3ª maior festa mariana do Brasil movimentando o setor, por conta da sua ampla agenda de atividades desenvolvidas em oito dias de festa”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha.

Com informações da Assessoria da Comunicação da Festa da Penha

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA