22.1 C
Vitória
segunda-feira, 13 DE janeiro DE 2025

Idaf divulga licenças de barragens no seu site

Estão mapeadas 650 licenças de barragens e mais de 13, 4 mil dispensas de licenciamento, além de outras 5 mil licenças de atividades diversas

Visando dar mais transparência ao processo de licenciamento ambiental e para facilitar o acesso a dados geoespacializados, foram disponibilizadas na internet as licenças de barragens e de atividades agropecuárias concedias pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), além da dispensa de licenciamento para barragens.

Até o momento, estão mapeadas 650 licenças de barragens, 13.438 cadastros de dispensas de licenciamento de barragens e 5.092 licenças para as atividades licenciadas pelo Idaf (exceto barragem).

As informações estão no site oficial do órgão florestal e estão disponíveis no Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases). De acordo com o subgerente de licenciamento ambiental do Idaf, Gabriel Hector Fontana, essa atualização é complementar à disponibilização de outros dados, que já estavam à disposição da população.

“Essa é mais uma entrega para fortalecer o compromisso do Idaf com a transparência das informações ambientais geradas pelo Instituto e facilitar o acesso a dados geoespacializados. Neste momento, foram disponibilizadas as licenças de barragens e de atividades agropecuárias, além da dispensa de licenciamento para barragens. A parceria com o Geobases foi essencial para concretizar esse avanço”, destacou Fontana.

- Publicidade -
licenças de barragens
O Idaf é o órgão responsável pelo licenciamento ambiental de barragens. Foto: Secom/Governo do Estado

O coordenador do Geobases, Giuliano Grigolin, explica que a ferramenta pode ser utilizada para monitoramento ambiental, pesquisas, planejamento pelas prefeituras e outros órgãos de governo.

“Os serviços web e as ferramentas disponíveis na nova plataforma Geobases versão 3.0 permitem ao usuário realizar diversas consultas, medições de áreas, filtros nos dados tabulares, comparação entre camadas, construções de dashboards, entre outras funcionalidades, subsidiando diversas atividades de gestão”, explicou Grigolin. O Idaf conta com outras camadas publicadas no Geobases, como os processos de legitimação de terras devolutas para imóveis rurais e urbanos no Estado do Espírito Santo, os limites municipais e distritais e imagens históricas do extinto Grupo de Erradicação e Racionalização da Cafeicultura do Instituto Brasileiro do Café (IBC-Gerca), da década de 1970.

Com informações do Idaf. 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA