23.3 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

“Não fazer dessa tragédia humanitária mais uma luta política”, afirma Hartung sobre tragédia Yanomami

Ex-governador do Estado cobra soluções práticas para mitigar as consequências da crise e diz que a situação não é lugar para luta política

Por Regina Trindade

O ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, se manifestou em uma rede social a respeito da tragédia humanitária na terra indígena Yanomami. De acordo com Hartung, a hora é de colocar em prática as soluções postas para o enfrentamento da calamidade, e não de fazer da crise palco para luta política. 

- Continua após a publicidade -

Em sua publicação, o ex-governador ainda afirma que não adianta apontar culpados para um problema histórico e que “não cabe hipocrisia por parte de quem teve a chance de fazer e não fez”.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Paulo Hartung (@paulohartung)

Tragédia Yanomami: ‘Crianças estão desnutridas de malária, diarreia, verme’

Crise humanitária

A população indígena Yanomami sofre com desnutrição, malária, pneumonia e contaminação por mercúrio. Cerca de 570 crianças Yanomami morreram entre 2019 a 2022, 29% a mais que nos quatro anos anteriores.

De acordo com informações da Agência Brasil, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, vai utilizar recursos do Fundo Amazônia para ações emergenciais em Roraima. Uma dessas ações é expulsar garimpeiros clandestinos das terras Yanomami. 

“Essas ações emergenciais estão sendo tratadas em vários níveis, que envolvem desde a questão da saúde, o tratamento da grave situação de fome que está assolando essas comunidades, a parte da segurança”, afirmou a ministra. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA