Na Semana Nacional do Trânsito, dois eventos vão movimentar a Praia de Camburi, em Vitória

A CDL Jovem Vitória vai colocar, no próximo dia 23, um carro batido no alto de um guindaste em plena Praia de Camburi! A ação, desenvolvida durante a Semana Nacional do Trânsito, visa chamar a atenção dos motoristas para a necessidade de um trânsito mais seguro e consciente.
Nessa data, das 20h à meia-noite, haverá também a distribuição de panfletos e ações educativas na orla da praia. “O guindaste ficará no segundo estacionamento da Praia de Camburi, sentido Serra. A ação faz parte da campanha Não Morra no Trânsito, que alerta para o risco de dirigir de forma imprudente. Atualmente, mais de 450 mil pessoas são feridas por ano no trânsito brasileiro e cerca de 50% dos leitos hospitalares são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito”, comentou Bernardo de Lacerda, organizador do evento.

Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade da Confederação Nacional de Municípios, a maioria dos acidentes envolve motoristas na faixa etária entre 20 e 29 anos e são provocados por excesso de bebida alcoólica, negligência, falta de atenção, confiança exagerada e más condições dos veículos.

“Queremos informar a sociedade sobre as imprudências no trânsito. Teremos um carro batido para mostrar que aquilo foi feito por uma pessoa que bebeu e pegou a direção. Ou seja, no trânsito a combinação álcool e direção não é nada legal”, afirmou.

Capixabas pedalam contra a poluição

No próximo dia 25, às 9 horas, ciclistas de todas as idades vão ganhar as ruas de Vitória em mais uma edição do Pedalar para Respirar. O evento, organizado pela CDL Jovem Vitória, acontece durante a Semana Nacional do Trânsito, e visa chamar a atenção dos capixabas e das autoridades locais para os meios de transporte alternativos, que não poluem o meio ambiente, e para a construção de ciclovias interligadas.

Durante todo o percurso, os participantes vão usar máscaras cirúrgicas para protestar contra a poluição. E, para animar os ciclistas a seguirem até o final, será feito o sorteio de bicicletas.

A saída está programada para as 9 horas, no primeiro píer da Praia de Camburi (onde tem a estátua de Iemanjá). Para receber o cupom, que dá direito a um kit composto por camisa e boné, cada ciclista tem de doar um litro de óleo de cozinha usado ou uma lata de leite em pó em qualquer loja da Politintas, DNA Turismo/STB, Armazém das Bicicletas ou nos parques Pedra da Cebola e Horto de Maruípe. Os ingressos serão trocados pelo kit no dia do evento.

O óleo será vendido para uma empresa que o transformará em biocombustível. O valor será doado, junto às latas de leite em pó, para entidades carentes.

O trajeto será até o final da Praia de Camburi, próximo à entrada da Vale. A volta também será pela orla, porém mais curta. A chegada está marcada para o segundo píer, que fica em frente ao cerimonial Portomare, em Jardim da Penha.

“O objetivo do Pedalar para Respirar é sensibilizar os cidadãos a utilizarem meios de transporte menos poluentes. Além disso, cobrar das autoridades a construção e a interligação de ciclovias, tornando o uso de bicicletas mais seguro”, comentou Renzo Nogueira, presidente da CDL Jovem Vitória, instituição organizadora do evento.

Para garantir o sucesso do evento e a segurança dos participantes, a ação contará com a seguinte estrutura: equipe de orientação ao exercício realizando o aquecimento dos participantes, batedores da Guarda Municipal para organizar o trânsito durante todo o percurso, ambulância, caminhão de apoio e trio elétrico com distribuição de água.

O evento conta com o patrocínio da Unimed Vitória, DNA Turismo, Credestiva, Politintas, Creci-ES, Decolores. Apoio da Prefeitura de Vitória, Multiarte Propaganda, CDL Vitória, Armazém das Bicicletas.

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome