23.3 C
Vitória
sexta-feira, 11 DE outubro DE 2024

Músicos capixabas falam sobre processo de composição

Izar, Metteoro, Amaro Lima e Fred Nery (Macucos) compartilharam com o ES Brasil principais inspirações que guiam suas criações

Por Mariah Friedrich

O processo de transformar emoções, experiências e pensamentos em composições musicais é um caminho sem receita pronta. Cada artista encontra uma forma única de expressar suas experiências a partir das construções sonoras, é o que revela Amaro Lima, Izar e Metteoro que compartilharam com o ES Brasil suas principais inspirações, na ocasião do Dia do Compositor, comemorado em 15 de janeiro.

- Continua após a publicidade -

O cantor, compositor e produtor Amaro Lima, um dos fundadores da banda Manimal, que ajudou a divulgar o ritmo do Rockongo pelo Brasil e pelo mundo, compôs hits da música popular capixaba como “Encontrei”, “Água de Benzer” e “Na puxada de Rede”. O músico revelou que encontra inspiração em diversas fontes, desde vivências pessoais até histórias alheias, frases ou pensamentos.

“Depende do meu momento, mas no geral, a inspiração vem do cotidiano e das coisas que vivo”, comentou. Seu processo criativo é fluido, às vezes começando pela melodia e encaixando a letra, e outras vezes criando a letra primeiro e desenvolvendo a melodia posteriormente. Sua última composição, “Saudade”, surgiu durante o isolamento no período da pandemia. Confira a seguir:

Para o músico, compositor e guitarrista Izar, a música em si é a maior fonte de inspiração. “O exercício de escutar, ficar emocionado e fazer parte dessa caminhada me impulsiona,” diz ele.

Músicos capixabas falam sobre processo de composição
Izar – Foto: Ademir Ribeiro/ Divulgação

Felipe costuma compor com violão e guitarra, destacando que suas composições nascem naturalmente, guiadas por influências ao longo da vida ou através de pesquisas direcionadas. Atualmente imerso na busca pela sonoridade dos anos 80 em diálogo com os tempos contemporâneos. Ele planeja lançar um EP em 2024 dentro dessa perspectiva.

Seu último lançamento “A luz que me guia” fará parte do EP que terá ainda outras três canções inéditas. Confira a seguir:

A experiência do dia a dia é o principal combustível para dar vida ás composições, como também confirma o cantor, compositor e baterista, Caio Metteoro, que integra a banda Som de Fogueira e também conduz um projeto solo desde 2015. A principal inspiração para suas criações é a experiência do dia-a-dia. Seu processo criativo tende a ser espontâneo, ele absorve influências de leituras, filmes e situações cotidianas.

Músicos capixabas falam sobre processo de composição
Caio Metteoro – Foto: Tatiana Pezzin/ Divulgação

“Hoje me conecto à espiritualidade e ela está muito presente nas minhas novas canções. Sobre o processo criativo não tenho muita regra, a inspiração chega e eu guardo no bloquinho de notas, às vezes uma frase que me toca se conecta com outro fragmento já escrito ou simplesmente eu acordo de madrugada com um refrão pronto na cabeça e corro pra gravar esse áudio no telefone”, compartilha o artista, que tem a expectativa de lançar um EP em 2024.

Seu último lançamento foi o single “Ê 333″ (Energia 333), em dezembro de 2023. Confira seguir:

A diversidade e a experiência são as fontes primárias de inspiração citadas pelos artistas, como também destaca o músico Fred Nery, vocalista da banda Macucos.

Músicos capixabas falam sobre processo de composição
Fred Nery, vocalista do Macucos – Foto: Divulgação

“O que mais me inspira real é estar em um lugar novo, desconhecido, conhecer novas culturas, pessoas… estar em contato com a natureza. No meu caso, que tenho banda, preciso as vezes entregar no prazo, preciso entregar de acordo com o planejamento do ano, então não posso depender muito de “inspiração”, preciso pegar o violão praticamente todos os dias e exercitar” comentou Fred.

Além disso, Fred está envolvido no projeto fascinante  Confra Music VVS, que reúne artistas toda segunda-feira em seu estúdio para sessões de composição colaborativa. Sem hora para terminar, os encontros proporcionam um espaço dinâmico e enriquecedor para artistas de diferentes gerações.

“Compor coletivamente é bem legal também. É muito bom saber que tenho um compromisso na semana para criar com outros artistas, exercitar, gastar tinta da caneta…”, afirma o vocalista do Macucos, que vai lançar um feat com o cantor Armandinho no dia 26 de janeiro. O último lançamento da banda foi canção “Flor de Tangerina”, em outubro de 2023. Confira a seguir:

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -