21.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Disque-Denúncia registrou aumento de 15,7% de casos em 2023

Média diária de atendimentos foi de aproximadamente 223 ligações

Por Kebim Tamanini

O serviço de utilidade pública Disque-Denúncia 181, vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), registrou 81.609 atendimentos em 2023, um aumento de 15,7% em relação às denúncias registradas em 2022, que totalizaram 70.527 casos. A média diária de atendimentos é de aproximadamente 223 ligações.

- Continua após a publicidade -
Ano passado, a média diária de atendimentos foi de aproximadamente 223 ligações
Fonte: Sesp-ES

Vale ressaltar que ao longo dos 22 anos de funcionamento do Disque-Denúncia 181, o número de denúncias aumentou constantemente, representando um crescimento de mais de 5.000% nos casos denunciados de 2001 para 2023. Os elevados números da última década até o momento podem ser atribuídos ao acesso generalizado a dispositivos eletrônicos pela sociedade, o que não era uma realidade nos primórdios do serviço.

As autoridades policiais consideram o Disque-Denúncia um elo valioso entre a população e as forças policiais. “Toda informação compartilhada representa um passo vital na construção de uma comunidade mais segura e solidária, possibilitando que resultados significativos sejam alcançados na promoção da segurança e na construção de uma sociedade mais justa, sendo decisivo para a prevenção e combate de práticas criminosas”, destacou o gerente do Disque-Denúncia 181, delegado Paulo Expedito Amaral.

Diversas atividades suspeitas e ilegais foram denunciadas pelo canal, incluindo apreensão de drogas e veículos, localização de foragidos da Justiça, apreensão de armas de fogo, resgate de animais silvestres em cativeiro e recuperação de celulares roubados/furtados. Consulte a tabela abaixo para obter mais informações de 2023.

WordPress Tables Plugin

Denúncias

Os serviços oferecidos por meio do telefone 181, ou pelo site https://disquedenuncia181.es.gov.br/, estão disponíveis 24 horas por dia. Os registros podem ser feitos de forma anônima, sendo possível enviar fotos e vídeos para contribuir com as possíveis investigações que as autoridades policiais realizarão ao averiguar a irregularidade denunciada.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA