O Museu de Ciências da Vida (MCV), localizado no campus de Goiabeiras, será reaberto para visitação nesta segunda-feira, dia 19 de setembro, às 17 horas
Por Paula Bourguignon
Uma solenidade no Cine Metrópolis marcará a reabertura do espaço e, a partir das 17hs, o público poderá visitar a exposição A Métrica do Corpo Humano, que apresenta atrações como o Músculo Fascinante e o Corpo Fatiado.
Criado em 2008, o Métrica do Corpo Humano ficou fechado durante dois anos e meio devido à pandemia do novo Coronavírus e a reformas realizadas em seu espaço.
- ES é o 4ª no ranking nacional das atividades turísticas
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
A exposição A Métrica do Corpo Humano promove um espaço de interação científica que interliga diversas áreas de conhecimento, tais como a matemática, o raciocínio lógico e a anatomia humana, além de utilizar uma abordagem que conversa com aspectos da história, das artes, da biologia, da saúde e outros assuntos. A visitação é gratuita.
O coordenador do MCV, professor Athelson Bittencourt, garante que novidades estão por vir:
“Estamos trabalhando em uma grande exposição, que é a Moradores da Floresta”. Ele explica que a nova mostra contará com mais de 150 animais silvestres da mata atlântica que foram vítimas de atropelamento. Ainda não há data prevista para a estreia.
Athelson aponta que, apesar de todo o valor cultural e científico, muitas pessoas desconhecem a existência do museu.
“É fundamental explorar bem cada experiência promovida por esse espaço”, destaca.
Pioneirismo
O Métrica do Corpo Humano foi planejado para difundir e popularizar a ciência da vida da maneira mais ampla possível. O Métrica do Corpo Humano é o pioneiro nacional na técnica de plastinação, que consiste na substituição da água do tecido por um plástico, conservando o material sem alterações.
Seu acervo é único em todo o Brasil, o que posiciona a Ufes como referência nacional em museus de anatomia e correlatos. Além disso, os materiais expostos na área da Evolução Humana são importados de museus famosos mundialmente, como o Museu de História Natural de Washington (EUA).
Em comemoração ao retorno de suas atividades, o museu não cobrará ingressos para visitas espontâneas até o dia 23 de outubro. Após essa data, será cobrado o valor de R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia-entrada.
Mais informações sobre horários de funcionamento e agendamento para grupos estão disponíveis neste link.