22.9 C
Vitória
sexta-feira, 10 julho, 2020

Pela segunda vez, data do horário de verão é alterada

Leia Também

Terminam hoje inscrições para o Sisu

Pela 1ª vez, são ofertadas vagas na modalidade a distância. Saiba mais! Estudantes que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino...

Covid-19: Brasil registra 69,1 mil mortes e 1,75 milhão de casos

Há 632 mil pessoas em acompanhamento e 1.054.043 estão recuperadas. Saiba mais! O Brasil registrou 69.184 mortes em função da pandemia do novo coronavírus. Nas...

ES confirma mais de 60 mil infectados pela Covid-19

De acordo com o “Painel Covid”, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (09), o número de curados está em 39.912.

Prefeito de Viana testa positivo para a Covid-19

Gilson Daniel, está com a covid-19. Por precaução, a primeira-dama do município, Sídina Delpupo, também realizou o exame e também testou positivo para a doença.

Anteriormente informado que seria modificado pelas eleições, governo federal afirmou que definiu a nova data por conta do Enem

Após especulações de que a data do horário de verão seria modificado por causa das eleições, o governo federal afirmou nessa quarta-feira (03) que por conta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o horário de verão começará às zero horas do dia 18 de novembro.

Desta forma, os relógios serão adiantados em uma hora. Já o fim do horário será mantido para 16 de fevereiro (quando o relógio deverá ser atrasado em uma hora), o horário de verão 2018-2019 terá 91 dias de duração, 35 a menos do que em 2017-2018.

Esta é a segunda vez que há modificação na data de início do horário de verão. A primeira foi por causa do segundo turno das eleições, que será realizado no dia 27 de outubro. Agora, a mudança atende ao Ministério da Educação (MEC) por causa das provas do Enem nos dois primeiros domingos de novembro (4 e 11).

Alteração

A alteração começou no dia 26 de setembro, quando a o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, solicitou formalmente ao presidente Michel Temer que revisse a data temendo que os estudantes pudessem se atrasar e até mesmo perder a prova.

A logística também é um fator importante a ser pontuado. Para a aplicação da prova no Norte do País, onde alguns municípios ficariam com até três horas de atraso em relação ao horário de Brasília, que define início e término do exame, também seria mais complicada.

TSE

Além disso, em 15 de dezembro do ano passado, um decreto foi assinado por Michel Temer que definia que o horário de verão começaria no primeiro domingo de novembro. Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitou ao presidente que a data não coincidisse com o segundo turno das eleições.

A mudança normalmente ocorre em outubro. Só que isso levaria o segundo turno a ter apurações com horários diferentes em alguns Estados que não adotam a medida.

 

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Saques do auxílio emergencial e do FGTS antecipados. Como fazer?

Muitos brasileiros estão recebendo os valores por meio do aplicativo Caixa Tem. Para isso, algumas fintechs permitem que a transferência seja realizada antecipadamente.

CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

CNI comemorou ratificação do Protocolo de Nagoia. Saiba mais! A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comemorou a ratificação do Protocolo de Nagoia, aprovada nesta quarta-feira...

Sebrae: cresce interesse por cursos a distância para empreender

Inscrições este ano, até o momento, chegam a 1,5 milhão de pessoas. Saiba mais! O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas...

Nascidos em abril podem sacar primeira parcela de auxílio hoje

Caixa paga terceiro lote do benefício. Saiba mais! Cerca de 400 mil beneficiários do auxílio emergencial, contemplados no terceiro lote do benefício, podem sacar hoje (9) os...

Vida Capixaba

Shopping Vitória realiza liquidação virtual nesta semana

A RED TAG (etiqueta vermelha), uma liquidação virtual dentro da Vitrine SV, entre os dias 8 e 10 de julho.

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.

Centro de Quarentena começa a funcionar em Vitória

A previsão é acolher cerca de 800 pessoas até o fim do ano. E para atender os pacientes, foi montada uma equipe com 44 profissionais, entre assistentes sociais, técnicos de enfermagem, entre outros.
Continua após publicidade