23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Pela segunda vez, data do horário de verão é alterada

Anteriormente informado que seria modificado pelas eleições, governo federal afirmou que definiu a nova data por conta do Enem

Após especulações de que a data do horário de verão seria modificado por causa das eleições, o governo federal afirmou nessa quarta-feira (03) que por conta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o horário de verão começará às zero horas do dia 18 de novembro.

Desta forma, os relógios serão adiantados em uma hora. Já o fim do horário será mantido para 16 de fevereiro (quando o relógio deverá ser atrasado em uma hora), o horário de verão 2018-2019 terá 91 dias de duração, 35 a menos do que em 2017-2018.

- Continua após a publicidade -

Esta é a segunda vez que há modificação na data de início do horário de verão. A primeira foi por causa do segundo turno das eleições, que será realizado no dia 27 de outubro. Agora, a mudança atende ao Ministério da Educação (MEC) por causa das provas do Enem nos dois primeiros domingos de novembro (4 e 11).

Alteração

A alteração começou no dia 26 de setembro, quando a o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, solicitou formalmente ao presidente Michel Temer que revisse a data temendo que os estudantes pudessem se atrasar e até mesmo perder a prova.

A logística também é um fator importante a ser pontuado. Para a aplicação da prova no Norte do País, onde alguns municípios ficariam com até três horas de atraso em relação ao horário de Brasília, que define início e término do exame, também seria mais complicada.

TSE

Além disso, em 15 de dezembro do ano passado, um decreto foi assinado por Michel Temer que definia que o horário de verão começaria no primeiro domingo de novembro. Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitou ao presidente que a data não coincidisse com o segundo turno das eleições.

A mudança normalmente ocorre em outubro. Só que isso levaria o segundo turno a ter apurações com horários diferentes em alguns Estados que não adotam a medida.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA