23.9 C
Vitória
domingo, 24 maio, 2020

Reduto de serenidade e belezas naturais

Leia Também

“Os Saltimbancos” no Diversão em Cena ArcelorMittal Online

A história gira em torno de um grupo de animais descontentes com a vida no campo se aventura pela cidade, em busca de uma carreia musical.

Como a crise pode transformar as pessoas?

Cada indivíduo tem tentado buscar inovações e novas posturas em meio a situação  de incerteza onde o aprendizado, visões e valores tem sido reconfigurados para vencer os desafios ora estabelecidos.

Robô virtual de Vila Velha oferta cursos gratuitos pelo Whatsapp

O primeiro curso divulgado é o “Empreenda Vila Velha Digital”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

Vila Velha 485 anos: um município cheio de riquezas e cenários paradisíacos

Nesta quinta-feira (23), é celebrado o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, e também os 485 anos de Vila Velha. Confira um pouco sobre a cidade!

Lugar de renovar as energias! Logo na entrada, o grandioso portal vermelho saúda os visitantes. É o portal Torii (o portão sem portão)

Em meio à vegetação da Mata Atlântica, o Mosteiro Zen Morro da Vargem é o primeiro de corrente budista na América Latina. Fundado em 1974, está localizado em Ibiraçu, a 63 quilômetros de Vitória. O lugar é perfeito para caminhadas ao ar livre e contato com a natureza.

Com vista belíssima para a vegetação nativa, possui excelente infraestrutura com trilhas, jardins, deques, quiosques com mesas, áreas de convivência e cozinha, onde é servida comida ovolactovegetariana (que consome alguns produtos de origem animal, como ovos e laticínios). Há, ainda, templos, centro de estudos, auditório e várias instalações que oferecem desde oficinas de meditação a retiros com programas para experimentar a vivência budista.

Mata atlântica | Vista aérea do primeiro mosteiro da América Latina em meio à vegetação

O mosteiro segue a secular escola Soto Zen, introduzida no Japão no século XIII pelo mestre Dogen Zenji (1200-1253), com foco na simplicidade, disciplina e prática do Zazen, a não ação. Para conhecer melhor o espaço, o funcionamento do mosteiro, a fauna e a flora local, visitas guiadas por monges podem ser agendadas (se o tempo estiver bom).

Além das visitas (aos domingos) guiadas, existem várias atividades que proporcionam grandes experiências. Veja:

Com Paz

O programa é realizado em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Propõe uma integração entre a ética policial e a vivência socioambiental.

meditação | Todos os que visitam o mosteiro passam por instruções realizada pelos monges

São treinamentos de três dias, para grupos de até 50 policiais, estimulando o desenvolvimento da atenção e da concentração, por meio da prática da não ação.

Grupos escolares

O mosteiro recebe, diariamente, grupos de até 50 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Estado. Durante a visita, monitores aplicam práticas e vivências, ministram palestras e conduzem os alunos pelas trilhas ecológicas da reserva. O espaço já recebeu a visita de mais de 300 mil estudantes.

Capacitação de professores

Capacita professores do ensino fundamental e médio para trabalhar com educação ambiental nas escolas. O programa consiste em uma troca inicial de experiências, discussão sobre práticas e modelos pedagógicos associados à disciplina monástica e experimentação de recursos e linguagens pertinentes ao universo jovem.

Empresarial

Esse programa faz com que cada participante tenha a oportunidade de refletir, revisitar sua vida interior a partir de vivências, palestras e de uma imersão na filosofia e rotina do zen: disciplina, trabalho conjunto, pensamento sistêmico, atenção plena, meditação e compartilhamento.

Caminhos da Sabedoria

É um circuito de peregrinação espiritual marcado por igrejas, capelas e templos, além das belas manifestações da Mata Atlântica. É um percurso para ser feito com espiritualidade, em busca da real sabedoria.

Estação Cultural

É voltada para artistas de todas as áreas. Mistura ateliê, residência e galeria de arte. Com uma visão panorâmica dos vales e montanhas da região do mosteiro, artistas podem desenvolver seus projetos em contato direto com a natureza e com o cotidiano de um mosteiro zen.

Retiro

Os retiros são uma oportunidade para pessoas de qualquer religião vivenciarem a rotina de um mosteiro zen. A essência dessa rotina é baseada na disciplina, na atenção plena, na vida participativa e no respeito ao próximo.

Serviço

Visitas: Aberto somente aos domingos das 8 às 10 horas (entrando nesse horário, é possível ficar na área até o meio-dia)
Segurança: quando chove, o mosteiro não abre (medida de segurança; a estrada fica escorregadia quando molhada)
Valor: taxa de manutenção da reserva ambiental = R$ 10,00 (adulto) e R$ 5,00 (crianças de 5 até 10 anos de idade)
Consulta: grupos com 10 ou mais pessoas devem fazer agendamento prévio.
Como chegar: km 217, s/n, zona rural, Ibiraçu – ES, 29670-000 – Telefone: (27) 3257-3030

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Na pandemia, consumidores priorizam pagamento de despesas básicas, diz pesquisa

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus tem feito consumidores brasileiros priorizarem o pagamento das despesas domésticas mais básicas.

Receita abre consulta a 1º lote da restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal liberou na manhã desta sexta-feira, 22, a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2020.

É hora da volta do turismo?

Recepcionistas e camareiras de máscara e protetor facial. Termômetro de infravermelho no check-in. Café da manhã à la carte ou então servido no quarto. Grupos pequenos na visita a atrações.

Juros devem permanecer baixos por um tempo, segundo FMI

Tobias Adrian, sugeriu que os bancos retenham as receitas em seus balanços, evitando pagamento de dividendos, a fim de preservar as condições de capitais

Vida Capixaba

“Os Saltimbancos” no Diversão em Cena ArcelorMittal Online

A história gira em torno de um grupo de animais descontentes com a vida no campo se aventura pela cidade, em busca de uma carreia musical.

Medidas de distanciamento social podem durar até 2022, segundo pesquisa

De acordo com a pesquisa, caso não haja alguma vacina ou um tratamento aprimorado até 2022, medidas de distanciamento social prolongadas ou intercaladas deverão ser tomadas.

Nova avenida Vitória: 75% das obras estão concluídas

As obras começaram há sete meses e contempla a reabilitação e reurbanização da malha viária, além da implantação de ciclovia e trabalho de microdrenagem.

Prefeitura da Serra reduzirá salários de prefeito e secretários durante a pandemia

A intenção é que seja reduzido na folha de pagamento 30% dos salários do prefeito Audifax Barcelos e da vice-prefeita Marcia Lamas, e 10% dos salários dos secretários.
Continua após publicidade