Região das montanhas foi um dos destinos turísticos mais procurados no Espírito Santo
Por Redação
Uma proposta em tramitação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo prevê a criação do Circuito Turístico de Panelas, situado no distrito de Santa Isabel, município de Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo. De autoria da deputada Raquel Lessa (PP), a medida busca valorizar e garantir investimentos na região que tem sido um dos principais destinos para visitantes no estado.
Na proposição, Lessa destaca que a região de montanhas do Estado é conhecida internacionalmente por suas belezas naturais, agricultura e atividades de turismo e ecoturismo. Ela acredita que o estabelecimento do circuito pode ajudar na divulgação, implementação de políticas públicas, aumento de infraestrutura e na geração de emprego e renda para os moradores.
A parlamentar cita também que a cidade já tem inúmeros circuitos turísticos consagrados, como os do Chapéu, Galo, Cicloturismo, Paraju e Vale da Estação, e que a localidade de Panelas é igualmente reconhecida como as demais por conta de suas belezas naturais, paisagens e pousadas, ficando distante 5 quilômetros do centro de Domingos Martins.
“O circuito é uma reivindicação da comunidade local, que quer ter reconhecida a região de Panelas como mais um polo de turismo. Ele vai da saída da sede do município até a região rural de Panelas. No trecho existem pousadas, restaurantes, bares e produtores rurais. Há, ainda, a barragem de Panelas, que abriga a São Pedro Energia S.A., no Rio Jucu braço norte”, diz na justificativa da proposta.
No último ano, a Região Serrano apresentou um crescimento de 10% no turismo local. Cerca de 100 mil pessoas de 11 países frequentaram as cidades que compõem a região das montanhas capixabas – sobretudo os municípios de Domingos Martins, Matilde e Venda Nova do Imigrante. Os dados são Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau.
Se o PL for aprovado e virar lei, a nova legislação entra em vigor na data de sua publicação em diário oficial.