27.1 C
Vitória
quinta-feira, 27 janeiro, 2022

Ministro reforça parceria do Governo para reduzir violência no Estado

Durante a visita ao Estado, o ministro participou de homenagens a policiais

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, esteve no Espírito Santo nesta sexta-feira (19) para cumprir agenda com o governador do Estado, Renato Casagrande.

Entre as atividades, o ministro conheceu o programa Estado Presente, e também participou da entrega do Diploma de Honra ao Mérito da Segurança Pública e Defesa Social a agentes de segurança pública do Espírito Santo.

A homenagem é concedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública a profissionais que tenham se destacado no cumprimento de suas funções.

O ministro André Mendonça avaliou positivamente os esforços do Estado na redução da criminalidade. “Reafirmo o compromisso do Governo Federal, do presidente da República e do Ministério em apoiar, ajudar e contribuir com as políticas públicas, que na figura do governador, estão sendo conduzidas para termos resultados eficientes para a população do Espírito Santo. Temos visto um esforço do Estado em reduzir os crimes e tem obtido bons resultados. Essa integração, esse conjunto sistêmico, é o que queremos oferecer. Esses próximos dois anos serão de muito trabalho para melhorarmos a vida do povo do Espírito Santo.”

Casagrande reforçou o compromisso do Estado para reduzir a criminalidade e afirmou que houve avanços, mas que é preciso ir mais além.

Casagrande lembrou indicadores importantes que atestam a eficiência do Programa Estado Presente em Defesa da Vida na redução de homicídios no Espírito Santo.

“Em 2011, quando assumimos o Estado pela primeira vez, o Espírito Santo era o segundo mais violento do País. Em 2019, pela primeira vez, tivemos menos de mil homicídios por ano, sendo o melhor ano da série histórica. O ano passado foi o segundo melhor ano da série histórica. Mesmo assim, o número é absurdo. Mas, essa redução se reflete na estruturação que começamos a fazer dentro do conceito do Estado Presente, que trabalha com os pilares do policiamento e do social. Em 2020, conseguimos estancar o crescimento da população carcerária”, lembrou.

E prosseguiu: “Temos uma tarefa grande pela frente. É preciso também que a sociedade seja envolvida e se envolva para que não se tenha descontinuidade das políticas públicas de segurança. Cultura de paz leva a paz”.

Homenagem

Ao lado de Casagrande, o ministro entregou Diploma de Honra ao Mérito da Segurança Pública e Defesa Social a policiais Civis e Militares que se destacaram nas suas atividades.

“Hoje tivemos o prazer e a alegria de registrar que vocês são verdadeiros heróis, não só do Espírito Santo, mas também nacionais. A partir de hoje, os senhores passam a compor o hall de honra e heróis do Ministério da Justiça e Segurança”.

Receberam a homenagem: Edmilson Rios (Polícia Penal), Carlos Augusto Gabriel de Souza (investigador da Polícia Civil), cabo Thiago Bertoli Gomes (Polícia Militar), sargento Luiz Jorge Novo dos Santos (Corpo de Bombeiros), Roberto Luiz Avelino Pereira Filho (investigador da Polícia Civil), subtenente Marco Antônio Cordeiro (Corpo de Bombeiros) – Indicação Post Mortem.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade