Ministro dos Transportes autorizou agência a publicar decreto de utilidade pública para desapropriações no trecho da ferrovia Santa Leopoldina a Anchieta
Por Kikina Sessa
Orçado em R$ 6 bilhões, o trecho da linha férrea chamado de Ramal Anchieta, que vai ligar o município de Santa Leopoldina ao Porto de Ubu, em continuação da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), está mais perto de sair do papel. Isso porque o ministro dos Transportes, Renan Filho, autorizou a Agência Nacional de Transportes terrestres (ANTT) a publicar a Declaração de Utilidade Pública (DUP) do trecho para que a Vale possa iniciar o licenciamento da obra da ferrovia até Anchieta.
A informação foi passada diretamente ao governador Renato Casagrande durante reunião, nesta quarta-feira (05), com o ministro Renan Filho e parlamentares da bancada capixaba, em Brasília.
O documento, de acordo com Casagrande, vai garantir o investimento ao passo que permite desapropriações (em torno de 700) ao longo do trecho. Pelo cronograma apresentado pela Vale em 2024, as desapropriações e o licenciamento ambiental deveriam estar resolvidos em meados de 2025.
A estrutura virá como uma das obrigações a serem cumpridas pela Vale como contrapartida das renovações antecipadas das concessões da própria Vitória-Minas e da Estrada de Ferro Carajás, no Pará. A primeira fase contempla 80 quilômetros de linha tronco de Santa Leopoldina até Anchieta. Já a segunda fase inclui a construção de mais 20 quilômetros (alça de Ubu), conectando a linha principal ao porto, totalizando 100 quilômetros de ferrovia.

