23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Mimoso do Sul recebe medicamentos de outras cidades do ES

Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde também enviaram ajuda aos municípios afetados pelas fortes chuvas no Sul do Estado

Por Kebim Tamanini

Após as intensas chuvas que assolaram o município de Mimoso do Sul há dez dias, uma rede solidária entre 13 municípios capixabas foi estabelecida para fornecer medicamentos essenciais aos moradores afetados. Cada kit contém 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, incluindo luvas, seringas e ataduras, suficientes para atender 1.500 pessoas por um mês.

- Continua após a publicidade -

Os municípios doadores incluem Viana, Serra, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Laranja da Terra, Cariacica, Marechal Floriano, Fundão, Linhares, São Roque do Canaã, Afonso Cláudio, Domingos Martins, Mucurici e Guarapari.

Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou mais de 180 tipos de medicamentos e 400 latas de leite, destinados ao público infantil. O Ministério da Saúde também forneceu aos municípios afetados cinco kits emergenciais, distribuídos de forma fracionada.

Toda a logística de recebimento, triagem e distribuição de medicamentos e outros materiais está sob responsabilidade da Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF). “Temos fornecido medicamentos do componente básico, estratégico, saúde mental e do componente especializado, para repor o estoque dos usuários atingidos pela chuva e, ainda, para atender as pessoas que não são cadastradas nas Farmácias Cidadãs”, explica a gerente Maria José Sartório.

Cartão Reconstrução, ES Solidário, subsídios e linhas de financiamento são algumas das ajudas que estarão disponíveis para os afetados
Governador anuncia medidas de apoio aos atingidos pelas chuvas na região sul. Foto: Secom ES

Outras ajudas

O governo do estado anunciou uma série de medidas visando minimizar os impactos negativos sobre a população atingida. A principal delas foi a liberação do Cartão Reconstrução, destinado aos moradores, oferecendo um benefício no valor de R$ 3,5 mil. Esse cartão possibilita a aquisição de móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos, material de construção ou qualquer item considerado prioritário pelas famílias afetadas.

Além disso, em uma ação conjunta com outras instituições e organizações, foi retomada a iniciativa “ES Solidário”, com o objetivo de arrecadar doações de água mineral, cestas básicas, cobertores, kits de limpeza e higiene pessoal para as pessoas que perderam tudo na região sul do estado. Foi criado também um chave Pix para doações financeiras de qualquer lugar do Brasil, com os recursos revertidos para auxiliar na reconstrução das vidas afetadas.

Os empreendedores também receberão apoio do governo, com um montante de R$ 50 milhões destinados a subsidiar operações junto ao Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e ao Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), por meio do Fundo de Fortalecimento da Economia Capixaba (FORTEC). Somando a isso, foram disponibilizadas linhas de financiamento especiais e a prorrogação das operações de crédito em curso pelo prazo de seis meses.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA