23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Obras na Praia Central em Piúma devem começar em breve

Intervenções terão um custo de cerca de R$ 65 milhões aos cofres públicos, com previsão de conclusão em 750 dias

Por Kebim Tamanini

A execução das obras de contenção da erosão e restauração da Praia Central de Piúma está prestes a começar, após as empresas DTA Engenharia Ltda. e Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental Ltda. vencerem o processo de licitação, divulgado no Diário Oficial do Estado. Elas terão de elaborar o projeto básico e executivo de engenharia dos serviços, estimado em R$ 65 milhões, com a previsão de conclusão em 750 dias.

- Continua após a publicidade -

“Estamos felizes em resgatar essa cidade maravilhosa e tão importante para nosso Litoral Sul. As obras irão melhorar o fluxo viário dentro de Piúma, devolvendo a cidade para seus moradores e turistas”, afirmou o governador Renato Casagrande durante o lançamento do edital no final de 2023.

Os trabalhos ao longo dos 3,29 quilômetros compreendem praticamente toda a extensão da Avenida Francisco Lacerda de Aguiar. O serviço de engordamento artificial de praia será similar ao realizado em 2023 na praia de Meaípe, com o emprego de navio-draga para buscar areias do leito marinho, transportá-las e depositá-las na linha de costa através de tubulação, ampliando a praia existente.

Está prevista a construção de um par de guias-corrente na desembocadura do canal de Itaputanga, para proteger a região dos efeitos erosivos causados pelo deságue das águas pluviais oriundas da bacia do Rio Novo. Essas estruturas servirão também para conter o aterro em sua porção sul, podendo ainda ser utilizadas como pontos de contemplação e para atividades como a pesca recreativa.

Após o engordamento, será iniciado o plantio da vegetação de restinga em uma faixa de 15 metros ao longo de 1.584 metros, totalizando 22.500 metros quadrados, com o objetivo de fixar a areia do aterro e proporcionar um aspecto mais natural à orla.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA