Governo anuncia melhorias em estrutura da Ceasa

Foto: Divulgação

A ordem de serviço para obras de reforma da sede da Central foi assinada pelo governador Renato Casagrande

A sede da Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), em Cariacica, receberá reforma em toda a estrutura. A ordem de serviço foi assinada nesta segunda-feira (20), em solenidade realizada na própria central.

O recurso para a obra foi conseguido por meio da senadora Rose de Freitas (PODE), que, em 2014, direcionou emenda parlamentar de R$ 2,5 milhões para reformar a Ceasa. Por questões burocráticas, cinco anos se passaram sem o início das obras, mas nesta segunda ela foi oficializada.

O montante será utilizado para pavimentação e drenagem do terreno, construção de um galpão para os carregadores e reforma geral da estrutura, com melhorias das redes elétrica, hidráulica, hidrossanitária. Do total, R$ 870 mil serão investidos como contrapartida pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seag).

Em seu discurso, o governador destacou que a agricultura do Espírito Santo é muito importante e é um dos pilares da economia capixaba. Além disso, a reforma faz parte das ações de apoio ao agricultor familiar e de assistência técnica aos produtores.

“Tenho pressa para fazer as coisas. A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) tem um papel importante na infraestrutura e tem que ter um papel de assistência técnica e na pesquisa. O Incaper e o Idaf estão recebendo apoio, estamos reestruturando esses órgãos. Esse investimento é importantíssimo, pois serão essas obras que vão atingir diretamente a todos que trabalham diariamente no Ceasa”, afirmou Casagrande.

O governador destacou também que a área pode ganhar um sistema de videomonitoramento que proporcionará ainda mais segurança a cerca de oito mil pessoas que circulam diariamente pelo espaço.

“Ficamos quatro anos parados em termos de investimento no Estado e com recurso em caixa”, afirmou o governador, que agradeceu a presença da senadora Rose de Freitas, responsável pela emenda que destinou parte dos recursos para a reforma.

A assinatura da ordem de serviço contou com a presença da senadora Rose de Freitas, do governador Renato Casagrande e da vice-governadora Jaqueline Moraes. – Foto: Divulgação / Assessoria da senadora Rose de Freitas

Já a senadora Rose de Freitas afirmou que se sensibilizou com a causa dos agricultores que trabalham no local. “Entramos na área onde havia o refeitório. A água tomava conta de todos. O refeitório estava inundado. Esgoto se misturava com a água. E, naquela situação, estavam produtores rurais que colocam comida em nossas mesas”, disse.

O secretário de Agricultura, Paulo Foletto, reforçou que a obra é o resultado da união do esforço de todos. “É uma ordem de serviço importante. O governador Casagrande valoriza o trabalho dos produtores rurais e dos funcionários da Ceasa. Serão realizados serviços que irão melhorar muito as condições no local, como drenagem, recuperação de coberturas e construção de galpão. É uma emenda importante da senadora Rose de Freitas, com a contrapartida da Seag, e que a gente celebra bastante, porque juntamos os esforços e quem ganha com isso é o cidadão”, disse.

Para o diretor-presidente da Ceasa, Carlos Roberto Rafael, a prioridade da nova gestão é fazer da Central um ambiente mais humanizado e seguro. Ressaltou que novas medidas serão tomadas para melhorar a infraestrutura da Ceasa. “Estamos trabalhando em um novo sistema de portaria mais seguro, também avançamos em estudos para a instalação de câmeras de vídeo monitoramento. Ainda neste ano, em parceria com o Detran, será feito um sistema viário horizontal e vertical que irá organizar o trafego de veículos e pedestres no local”, listou.

Também estiveram presentes na solenidade a vice-governadora Jaqueline Moraes; a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro; o presidente do Detran|ES, Givaldo Vieira; e o diretor-presidente da Cesan, Cael Linhalis.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!