22.7 C
Vitória
sábado, 2 julho, 2022

Melhores do motomotor

Leia Também

Um dos principais lançamentos da Honda neste ano, a CB 650R levou o prêmio de Melhor Moto de 2020

MELHOR MOTO 2020

Honda CB 650R

Motor à vista e foco na segurança para conquistar o título deste ano

O Prêmio Caoa Chery Mobilidade Estadão 2020 contemplou também o segmento de duas rodas. A eleição de cada categoria foi feita pelo time da redação juntamente com o do portal Mobilidade do “Estadão”.

Um dos principais lançamentos da Honda neste ano, a CB 650R levou o prêmio de Melhor Moto de 2020. Na nova naked (sem carenagem), o motor de quatro cilindros em linha e 649 cm³, que gera 88,4 cv de potência, fica exposto. Entre os destaques da eletrônica há até controle de tração. Trata-se de uma exclusividade no segmento. Também faz parte do pacote de itens de segurança os freios com ABS nas duas rodas. E um sistema que aciona o pisca-alerta em frenagens bruscas. O ponto negativo dessa Honda – ao menos no País – é a potência. Apesar de o número ser alto, os ajustes feitos para atender as leis de emissões de ruído roubaram quase 7 cv do motor. Na moto vendida na Europa, são exatos 95 cv. A CB 650 R venceu modelos como a sport-touring Yamaha Tracer 900 GT e a bigtrail Triumph Tiger 900 Rally. Foram premiadas outras cinco categorias. A de Inovação do Ano ficou com o colete air bag Tech-5, da Alpinestars.

CONHEÇA AS OUTRAS VENCEDORAS:

MELHOR SCOOTER

Yamaha XMax 250

O XMax 250 sobressaiu na categoria por causa do desempenho e da tecnologia. Deixou para trás modelos como o Honda ADV e o Yamaha NMax 160 ABS. O Yamaha tem faróis e lanternas de LEDs, boa capacidade de carga sob o assento, controle eletrônico de tração, freios a disco com ABS nos dois eixos, chave presencial e porta-luvas com tomada de 12 V. O motor de um cilindro refrigerado a água gera 22,8 cv.

MELHOR MOTO PARA TRABALHAR

Yamaha Fazer 150

Modelo mais sofisticado da linha de baixa cilindrada da Yamaha, a Fazer 150 tem estilo esportivo e superou as Honda CG 160 Cargo e CG 160 Start. Entre os equipamentos, há rodas de liga leve, freio a disco na dianteira e painel bastante completo, com tela de LCD e indicador de marcha engatada. O motor de um cilindro é bicombustível e gera até 12,4 cv com etanol. O câmbio tem cinco velocidades.

MELHOR MOTO PARA VIAJAR

BMW R 1250 GS Adventure

E lá se vão 40 anos de aventuras

Sinônimo de moto aventureira, a linha GS fez 40 anos em 2020 e tem a R 1250 GS Adventure como modelo de topo da linha. A BMW superou as Honda Africa Twin Adventure Sports e a CB 500X. Entre os destaques, há várias opções de modos de pilotagem, controle de tração e assistente de partida em rampa. O motor boxer de dois cilindros com comando variável gera 136 cv e o tanque é para 30 litros.

MELHOR SISTEMA DE CONECTIVIDADE

CarPlay e Android Auto da Honda Gold Wing

Acelerando na estrada da tecnologia

Neste ano a estradeira da Honda ganhou o sistema Android Auto e passou a ser a primeira moto do mundo a oferecer conexão com o Apple CarPlay. Com isso, supera o da Harley-Davidson, que não contempla celulares com a plataforma da Google, e também o Rideology, da Kawasaki, cujas funções são limitadas. Essa tecnologia se soma à boa central multimídia e ao equipamento de som sofisticado. (AE)

Continua após publicidade

Mais Motores

Blogs e colunas