A GM está investindo US$ 27 bilhões (mais de R$ 148 bilhões, na conversão direta) nesta espécie de recomeço para a empresa
Por Diego Ortiz (AE)
Sexta-feira, 8 de janeiro, é uma data que ficará marcada na história da indústria automotiva mundial. Em vez de criar uma marca exclusiva para seus elétricos, a General Motors resolveu ousar. Mudou sua logomarca e anunciou que lançará 30 novos modelos eletrificados até 2025.
Em uma conta simples, estamos falando de seis veículos novos por ano. Dois deles já foram anunciados pela GM: a picape GMC Hummer e o SUV Cadillac Lyriq. “Há momentos na história em que tudo muda. Pontos de inflexão. Acreditamos que esse ponto está sobre nós para a adoção em massa de veículos elétricos”, disse Deborah Wahl, diretora de marketing global da GM, durante a apresentação dos novos planos.
Questionada sobre se algum destes novos modelos virá ao Brasil, Deborah disse que ainda é cedo para falar de produtos para mercados específicos. Mas confirmou que a nova estratégia está sendo pensada de maneira global.
A campanha “Everybody In” lançada na sexta-feira, engloba todos os planos. E pretende fazer com que os novos modelos elétricos sejam acessíveis e disponíveis em larga escala.
Portanto, a intenção é que haja veículos com vários tipos de carroceria e preços, mas com predominância dos SUVs. “É uma transformação gigante, mas otimista. E para gerar um futuro sustentável para a GM. Nossa companhia é entusiasta dos carros elétricos e esta é a nossa direção”, diz Deborah.
Investimento pesado
A GM está investindo US$ 27 bilhões (mais de R$ 148 bilhões, na conversão direta) nesta espécie de recomeço para a empresa. Boa parte desse montante foi aplicado no desenvolvimento da plataforma Ultium, que, segundo informações da empresa, é capaz de garantir autonomia de mais de 724 km. Além disso, haverá carros com perfil esportivo capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em 3 segundos.
Como parte da nova campanha, a marca lançou na segunda-feira (11) o novo site corporativo www.gm.com. A página foca as novas tecnologias de eletrificação e a sustentabilidade dos novos produtos da empresa.
R$ 10 bilhões para o Brasil
Após congelar os R$ 10 bilhões em investimentos prometidos para o Brasil (anunciados em 2019) por causa da pandemia, a GM vai retomar o projeto. Em comunicado celebrando os cinco anos de liderança de vendas, a empresa confirmou o lançamento de “veículos inéditos” no mercado nacional até 2024.
Vêm aí as novas gerações da minivan Spin e da picape S10, além, naturalmente, do Trailblazer, que é a versão SUV da picape média Haverá também uma picape com tamanho semelhante ao da Fiat Toro e da futura Volkswagen Tarok.
Além disso, a GM confirmou a vinda de um novo lote do elétrico Bolt EV. O modelo chegou ao Brasil em 2020 e teve cerca de 100 unidades emplacadas.
Spin crossover
Lançada em 2012, a Spin será substituída em 2022. De minivan baseada no Cobalt, sedã que saiu de linha em 2020, o modelo passará a ser um crossover.
Além disso, o modelo terá a nova plataforma modular da GM. Essa base já é utilizada nos novos Onix (hatch e sedã) e no SUV compacto Tracker.
E dará origem também a uma picape inédita. O modelo será maior que a Montana, menor que a S10 e deverá disputar compradores com a Fiat Toro e a futura Volkswagen Tarok.
Metade dos R$ 10 bilhões já foi aplicado na fábrica de São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo, que teve a linha de produção modernizada para fazer o novo Tracker. Outros R$ 5 bilhões serão investidos em São José dos Campos.
A fábrica do interior do Estado de São Paulo produz a S10 e o Trailblazer. E fará as novas gerações dos dois modelos, que devem estrear em 2023.
A GM também planeja lançar dois novos utilitários-esportivos no Brasil até meados desta década. Um deles será menor que o Tracker e disputará vendas no novo segmento de compactos que surgirá no País.
O outro ocupará o espaço entre o Tracker e o Equinox, que é importado do México. O modelo vai brigar com o Jeep Compass e o Volkswagen Taos, que virá da Argentina em maio.
O novo Equinox, aliás, está atrasado. O modelo teve o lançamento no País prejudicado pela pandemia e só deverá chegar às concessionárias no segundo semestre deste ano.
O SUV foi renovado em 2020. Além de atualizações no visual da dianteira, traseira e equipamentos, o modelo trará mudanças no conjunto mecânico.
O motor 2.0 de 255 cv das versões de entrada do Camaro dará lugar o de 240 cv do Cadillac XT4 e do Chevrolet Blazer.