27.1 C
Vitória
segunda-feira, 24 janeiro, 2022

Os melhores caminhões de 2020

Assim como ocorre com os automóveis, as fabricantes estão investindo em caminhões mais seguros e econômicos e menos poluentes

CAMINHÃO ESTRADÃO 2020

Scania R410 a gás

Busca pela redução da poluição nas estradas

O Scania R410 movido a gás foi eleito “Caminhão do Estradão” no prêmio Caoa Chery Mobilidade Estadão 2020. O modelo é do segmento de pesados, o mais vendido do Brasil. Isso ocorre porque o País é bastante dependente da malha rodoviária – mais de 60% das cargas são transportadas nesse modal. Assim como ocorre com os automóveis, as fabricantes estão investindo em caminhões mais seguros e econômicos e menos poluentes. Ser o primeiro modelo do tipo a gás oferecido no Brasil é o maior trunfo do Scania. Na Europa, a tecnologia é um passo intermediário entre o motor a diesel e o elétrico. A marca sueca já faz escola: novos modelos a gás virão logo ao País.

VEJA OS CAMPEÕES DE OUTRAS SEIS CATEGORIAS:

MELHOR FURGÃO

Mercedes-Benz Sprinter 314 Street

Bom acabamento é item de série

Como muitos dos compradores vão dirigir o veículo, o acabamento e a lista de equipamentos têm peso importante na hora de fechar negócio. Para atender esse público, a Sprinter tem itens como chave presencial, central multimídia, volante multifuncional e direção com assistência elétrica. O Mercedes-Benz é o mais completo da categoria em relação à segurança. Traz assistentes de frenagem de emergência, saída em rampa e vento lateral, por exemplo. Superou o Iveco Daily City 30S13 e o Renault Master.

MELHOR CHASSI-CABINE

Iveco Daily City 35S14

O conforto encontrou a robustez

A nova geração do Iveco Daily traz boas atualizações no acabamento e no nível de segurança. Isso se soma à robustez do chassi, que tem fama de ser um dos mais resistentes do mercado. Essas e outras virtudes permitiram que modelo levasse a melhor sobre os rivais Mercedes Sprinter 314 Street e VW Delivery Express. O Daily City traz nova cabine e itens como comandos no volante para acionar o telefone, controlador e limitador de velocidade e multimídia com tela de 7 polegadas, entre outros.

MELHOR CAMINHÃO LEVE

JAC iEV 1200T

Trabalhando duro sem fazer alarde

O JAC iEV 1200T é o primeiro caminhão elétrico à venda no Brasil destinado a entregas urbanas, o que lhe dá grande vantagem também em operações feitas à noite, por causa do silêncio. Com 97 kWh, as baterias garantem autonomia de até 250 km. A potência é equivalente a 176 cv e o torque, a 122 mkgf, de acordo com a marca chinesa. O novato superou o VW Delivery 9.170 e Mercedes-Benz Accelo 815.

MELHOR CAMINHÃO MÉDIO

Volkswagen Delivery 11.180

Campeão de vendas leva título da categoria

O fato de o Delivery 11.180 ser responsável por 50% das vendas da categoria de médios não é por acaso. A nova opção, com peso bruto total (PBT) de 11 t e capacidade entre 7.300 e 7.450 kg, foi lançada juntamente com a recente renovação da gama. Dos caminhões voltados ao transporte urbano de cargas mais pesadas, o VW levou a melhor sobre o Iveco Tector 11-190 e o Mercedes-Benz Accelo 1316.

MELHOR CAMINHÃO SEMIPESADO

Volkswagen Constellation 24.280

Eleito dispensa o tanque adicional

O Constellation 24.280 é o caminhão mais vendido do segmento desde o lançamento, em 2006. E o único do tipo sem tanque de Arla 32. Em vez do reagente, para reduzir as emissões, há a tecnologia EGR, de recirculação de gases de escape. O Volkswagen venceu o Mercedes-Benz Atego 2430 e o Volvo VM 270

MELHOR CAMINHÃO PESADO

Mercedes-Benz Actros 2651

Primeiro veículo do Brasil sem espelhos

Além de ter vários itens de segurança ativa, o novo Actros foi o primeiro veículo vendido no País com opção de câmeras em vez de espelhos retrovisores. O sistema garante maior visibilidade sob neblina e chuva, por exemplo, e melhora a aerodinâmica. O Mercedes superou DAF XF e Scania R 410 a gás. (AE)

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade