21 C
Vitória
quinta-feira, 18 DE julho DE 2024

Marcelo Santos comenta sobre vaga do TCE-ES, Eleições e concurso

Em encontro na última segunda-feira, presidente da Ales comentou sobre vaga no TCE-ES, Eleições 2024 e concurso do Legislativo

Por Robson Maia

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) deu início ao novo ano legislativo de 2024 com a primeira sessão solene, na última segunda-feira (5). Contudo, as primeiras movimentações oficiais envolvendo os parlamentares tiveram início um pouco mais cedo, em um almoço do presidente da Casa, Marcelo Santos (Podemos), com 26 parlamentares.

- Continua após a publicidade -

O encontro envolveu a discussão dos projetos em pauta no Legislativo e o andamento dos trabalhos na Casa, como a atuação das Comissões. No entanto, a principal pauta do dia se deu na discussão do preenchimento das vagas de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES).

Desde o último ano é de conhecimento público que a Ales deverá fazer a indicação de quatro vagas no órgão. Contudo, o Legislativo só foi informado oficialmente no dia 8 de janeiro, quando o presidente do TCE-ES, Domingos Taufner, comunicou que a vaga estava aberta. O cargo apareceu como disponível após a aposentadoria compulsória do conselheiro Sérgio Borges, que completou 75 anos.

As outras três vagas em aberto deverão ser preenchidas pelo Executivo estadual (Governo do Espírito Santo).

“Vamos decidir isso internamente, pois compete apenas à Assembleia essa indicação”, informou Marcelo Santos, sobre as vagas de indicação da Assembleia. “Quero decidir isso neste mês”, completou.

O presidente da Ales também descartou a possibilidade de concorrer a uma das vagas de conselheiro do TCE-ES. O movimento vinha sendo especulado nos últimos dias, com a possibilidade de um deputado estadual ocupar a função.

Marcelo Santos comenta sobre vaga do TCE-ES, Eleições e concurso
Marcelo Santos afirmou que conduzirá processo do TCE-ES e que decisão caberá aos deputados – Foto: Divulgação/Assessoria

“Não está nos meus planos fazer isso [concorrer à vaga de conselheiro]. Eu me elegi para ser deputado e depois me elegi para ser presidente da Assembleia. Eu vou conduzir o processo. O caminho que ele vai seguir são os deputados que vão tocar”, declarou Marcelo Santos.

Presidente abordou sobre concurso

No encontro que abriu as atividades parlamentares em 2024, o presidente Marcelo Santos celebrou o concurso público que será realizado pela Assembleia Legislativa (Ales) após um hiato de 10 anos. Segundo ele, o edital será anunciado assim que os trâmites necessários estiverem concluídos.

“Somos a segunda Assembleia mais transparente do Brasil, o poder mais transparente do Estado e a primeira casa 100% digital no Brasil! E, depois de mais de dez anos, vamos ter concurso público para termos servidores preparados para entregar para os capixabas um serviço de cada vez mais qualidade”, informou Marcelo Santos durante o discurso de abertura.

Eleições municipais em pauta

Outro ponto discutido por Marcelo Santos foi a respeito das eleições municipais que ocorrem neste ano e que envolverá a disputa de alguns parlamentares. Pelo menos 9 parlamentares estarão envolvidos nas disputas pelas prefeituras capixabas.

“As eleições municipais são o alicerce da nossa democracia, pois são nas prefeituras e câmaras municipais que as políticas públicas mais impactam a vida cotidiana dos cidadãos. Façamos escolhas conscientes, valorizando aqueles comprometidos com a transparência, a responsabilidade fiscal e o bem-estar da comunidade. Neste cenário desafiador, é crucial que estejamos unidos em prol do desenvolvimento do Espírito Santo”, alertou o presidente Marcelo Santos.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA