27.1 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Mais de 14 milhões de desempregados no Brasil

Um recorde pelo qual nenhum brasileiro se orgulha: o país contabiliza 14,44 milhões de desempregados, recorde para o 2º semestre

Por Samantha Dias 

Um recorde pelo qual nenhum brasileiro se orgulha: o país contabiliza 14,44 milhões de  desempregados, recorde para o período, de acordo com os dados mais atuais divulgados hoje (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A desocupação continua alta no Brasil e representa o maior nível da série histórica para um segundo trimestre.

- Continua após a publicidade -

A desocupação caiu 0,6 ponto percentual no trimestre móvel encerrado em junho deste ano, na comparação com o primeiro trimestre, e fechou junho com taxa de 14,1%. O recorde da desocupação foi verificada no primeiro trimestre de 2021, com um total de 14,8 milhões de pessoas.Mais de 14 milhões de desempregados no Brasil

“A população fora da força de trabalho subiu muito no ano passado e continua alta, num nível ainda bem mais elevado do que no período pré-pandemia. No segundo trimestre houve uma queda de 1,6 milhão de pessoas fora da força de trabalho. Na comparação anual, depois de cinco trimestres com expansão consecutiva dessa população, houve a redução”, de acordo com a analista da pesquisa, Adriana Beringuy.

Ela destaca que a comparação anual é com o segundo trimestre de 2020, quando se começou a sentir os efeitos mais fortes da pandemia e a população fora da força de trabalho cresceu bastante. Pelo lado contrário, a população na força de trabalho teve uma expansão de 1,8% no segundo trimestre e chegou a 102 milhões de pessoas. Na comparação anual, o crescimento foi de 6,3%, após quatro trimestres de retração.

Com informações da Agência Brasil

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA