25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Maior prédio do estado será construído em Vila Velha

Obras do prédio residencial com 50 andares no bairro Jockey Itaparica, em Vila Velha, já começaram. Será o maior prédio do estado

Por Samantha Dias

Começou a ser construído em Vila Velha o maior prédio do estado, que terá 50 andares. Após impasse com o Ministério Público Federal (MPF), a construtora responsável recebeu autorização para iniciar as obras do residencial de luxo, que terá 390 apartamentos e está localizado no bairro Jockey de Itaparica, em Vila Velha.

- Continua após a publicidade -

O projeto do Taj Home Resort sofreu alguns entraves e ações ao longo de seis anos e meio. A construção foi liberada neste ano depois de problemas com licenciamento. No ano passado, o Ministério Público Federal moveu uma ação contra o empreendimento e a Prefeitura de Vila Velha por haver risco de que o prédio fizesse sombra sobre a orla de Itaparica antes das 16 horas, contrariando o Plano Diretor do Município (PDM) e prejudicando a vegetação de restinga.

A professora do mestrado em Arquitetura e Cidade da UVV e líder do grupo de pesquisa Dignidade Urbana, Ana Paula Rabello Lyra, disse que toda edificação precisa ser analisada sob o ponto de vista custo X benefício e buscando o equilíbrio nos processos de construção e manutenção e nos impactos na cidade.

“Toda edificação impacta na dinâmica e no urbanismo da cidade, na mobilidade urbana, na paisagem visual da cidade, na sombra da orla da praia, compromete a ventilação natural, entre outras coisas. É preciso analisar os impactos com olhar holístico”, disse Ana Paula.

Além disso, ela ressalta que por todas as repercussões que um empreendimento provoca no espaço urbano, desde a construção é preciso pensar em minimizar os possíveis transtornos para o funcionamento da cidade, como minimizar a emissão de resíduos, priorizar eficiência energética, adotar materiais de revestimento com certificação ambiental, etc.

A professora ressalta que a autorização para a construção do prédio com 50 andares pode abrir precedentes para outros projetos similares no Estado.

A construção começou em maio e a previsão é que fique pronto em 2025. O empreendimento terá duas torres, uma de 25 e outra de 50 andares, sendo essa a torre mais alta do Espírito Santo, e vai ocupar 30 mil metros quadrados, sendo 21.500 somente de área de lazer.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA