21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Maior feira industrial do ES apresenta novidades do setor metalmecânico

Evento deve gerar mais de R$ 100 milhões em negócios e será a primeira edição livre de carbono

Por Anderson Neto

A MEC Show, considerada uma das principais feiras do setor metalmecânico do País, segue no Pavilhão de Carapina, na Serra, até esta quinta-feira (10). O evento traz as últimas tendências e tecnologia de ponta para a indústria, atraindo profissionais com alto poder de decisão e gestores de compras das grandes plantas industriais do Espírito Santo (ArcelorMittal, Estaleiro Jurong Aracruz, Suzano, Petrobras e Vale).

Em 2023, pela primeira vez, todos os pavilhões estão ocupados com expositores. A feira está maior, com número de inscrição recorde para a rodada de negócios. São 18 mil metros quadrados de feira, 20% maior que a última edição, com aproximadamente 300 marcas expositoras.

- Continua após a publicidade -

Nesta edição, com o tema “A evolução pra quem não para”, a MEC Show contará com quatro arenas de conteúdo. No pavilhão 1, estão as arenas de inovação e conhecimento, assinadas pela Findes (Sesi/Senai/IEL). No pavilhão 2, estão localizadas as arenas de negócios e tendências ESG, com a participação de gestores das grandes plantas industriais do Espírito Santo.

Segundo a coordenadora da feira, Bruna Meriguette, o objetivo é criar um momento para todos os participantes conhecerem de perto as últimas tendências do setor. 

“O evento é um ambiente propício para conexões valiosas, onde empresas e profissionais do setor podem interagir, trocar conhecimentos e estabelecer parcerias. Acreditamos que a troca de conhecimentos e a geração de negócios são fundamentais para impulsionar o avanço da indústria”, afirma Bruna.

Carbono zero

A MEC Show é a primeira feira carbono zero do Estado. Durante o evento, serão abordadas as discussões sobre as temáticas ESG e neutralizadas as emissões de carbono associadas ao evento, por meio da parceria com a Ambify, do grupo Ambipar.

A previsão de emissão é de 300 toneladas de carbono, calculados em atividades que vão desde o consumo de energia, atuação nos estandes, carregamento de celular, até o trânsito de veículos no local, alimentação e uso de equipamentos. Todo esse impacto é compensado com créditos de carbono obtido pela parceria MEC Show e Ambify.

Rodada de Negócios

Um dos momentos mais esperados é a Rodada de Negócios, em parceria com o Sebrae. São 50 mesas de negociação com empresas âncoras que estão gerando 900 reuniões. Mais de 220 empresas fornecedores estão inscritas, e a expectativa é gerar R$ 100 milhões em negócios a partir de encontros diretos entre fornecedores e potenciais compradores.

A rodada é realizada em uma sala, onde uma empresa compradora, em horário pré-agendado, recebe empresas vendedoras que possam ofertar os produtos e serviços demandados por elas.

As reuniões têm duração de até 10 minutos e o vendedor pode realizar a apresentação de seus produtos e serviços de forma objetiva, além de poder compartilhar seu catálogo, materiais de divulgação da empresa e folders.

Ao longo dos anos, a rodada de negócios tem sido um grande sucesso, impulsionando o crescimento das empresas e fortalecendo a indústria como um todo, o que reforça o papel da MEC Show de fomento para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas fornecedores da cadeia industrial.

Inova

Esse é um momento dentro da MEC Show destinado às startups e empresas de tecnologia previamente selecionadas, que fazem pitch (apresentações) de produtos tecnológicos ou soluções inovadoras para uma banca com avaliadores selecionados dentro da arena Inovação.

O MEC Inova vai unir grandes empresas a 10 startups com soluções tecnológicas aplicadas às diferentes etapas da cadeia produtiva de óleo e gás, energias renováveis, siderurgia, mineração e celulose para apresentarem suas soluções nesta quarta-feira, dia 9, das 17h30 às 19 horas.

Ao longo dos três dias da MEC Show, a expectativa é superar o público de 16 mil visitantes da última edição, mantendo a qualificação desse público formado por profissionais que atuam ou têm interesse de negócios com o setor industrial.

“O crescimento da MEC Show em número de visitantes locais e nacionais demonstra que, definitivamente, subimos de patamar de um evento local para um evento nacional. Isso reflete a importância da indústria metalmecânica do Espírito Santo cuja maior parte do faturamento se dá hoje fora do Estado. A MEC Show é a nossa grande vitrine”, diz o presidente do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC), Evandro Millet.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA