Lixão vira uma das maiores pistas de bicicross do Brasil

Foto: Sagrilo

O local, que fica em Novo Porto Canoa, na Serra, será inaugurada neste sábado (23)

Os amantes do bicicross, esporte praticado com bicicletas especiais, uma espécie de corrida em pistas de terra, ganharão um espaço para praticá-lo a partir deste sábado (23). O local será inaugurado às 9 horas, em Porto Canoa, na Serra, e será a primeira e única oficial para competições no Estado.

A pista é a única totalmente asfaltada do Brasil, por isso, é super-rápida e pronta para receber competições estaduais e nacionais. A pista também está entre as três melhores pistas de um gate (saída) do país, junto com Campo Bom, no Rio Grande do Sul, Americana, em São Paulo, e Fortaleza, no Ceará.

O local era conhecido como um dos maiores lixões da Serra, de onde eram retirados mensalmente cerca de 400 toneladas de entulho, o equivalente a 13 carretas. Os investimentos na obra somam cerca de R$ 100 mil, valor que era gasto com a limpeza do terreno.

Os pontos viciados de lixo estão se tornando locais para a prática do esporte na Serra. – Foto: Divulgação

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, destacou que a intenção é ocupar os espaços públicos e em promover o esporte e mais lazer para as famílias. “A valorização do esporte é um dos pilares da nossa administração. Esta pista foi idealizada junto aos atletas da modalidade e irá fomentar a prática deste esporte em nossa cidade” disse.

O evento contará com a participação de dirigentes da Federação Espírito-Santense de Ciclismo (Fesc) e de praticantes e atletas competidores da modalidade, como a pequena Maria Neves, de 8 anos, segunda melhor no ranking nacional.

A pista
A pista conta com aproximadamente 370 metros de comprimento e quatro retas, e será a primeira pista de bicicross no Espírito Santo com um sistema de largada padronizado pela União Ciclista Internacional (UCI). O sistema é composto por ar comprimido que emitirá um sinal sonoro e um sinal visual, liberando os competidores.

A primeira reta terá mais de 8 metros de largura, a segunda terá mais 7 metros, a terceira terá cerca de 5m e a chegada, aproximadamente, 4m. Uma das retas da pista tem obstáculos menores e é voltada para as crianças. O trajeto tem três curvas e uma delas, apelidada de tsunami, é destaque, com cerca de 60 metros.

Ao todo, serão mais de 10 sequências de obstáculos. Oito competidores poderão participar de vez em cada bateria. Para completar a competição, os corredores farão o percurso super-rápido, em torno de 40 a 45 segundos.

Inauguração da pista de bicicross
Data: 23 de março de 2019 (sábado)
Horário: a partir das 9 horas
Local: Avenida Amazonas, s/nº, Novo Porto Canoa
Entrada gratuita

Conteúdo Publicitário