23.9 C
Vitória
terça-feira, 2 junho, 2020

Lives, doações e empatia (ou a falta de)

Leia Também

Prazo de pagamento da taxa do Enem é prorrogado

Segundo o Inep, mais de 5,7 milhões de pessoas já tiveram suas inscrições confirmadas. E a expectativa é que 300 mil inscritos paguem a taxa de inscrição do exame.

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Estado tem mais de 15 mil infectados pela Covid-19

Chegou a 15.151 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Espírito Santo, segundo o “Painel Covid”.

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Bom seria, especialmente no Brasil, se além de doações em espécie pudéssemos doar “empatia”

E lá vamos nós para o mês de maio. O mês “5” (estamos quase na metade do ano!), o mês das mães. O governo ensaia a reabertura do comércio na Grande Vitória (o que já anima os comerciantes diante da proximidade desta importante data do varejo e os movem para reconfigurações de seus espaços), os estabelecimentos de ensino seguem fechados (alunos estudando como podem) e o “se puder, fique em casa” segue como a principal estratégia para este tempo de pandemia.

Por aqui mil reflexões sobre o COVID e seus impactos sociais, econômicos e emocionais. Outros assuntos também ocupam a mente e me fazem refletir a comunicação nestes tempos instagramáveis, as experiências editadas e musicadas pelo aplicativo chinês TikTok (que não para de crescer e já reúne 1,5 bilhão de usuários produzindo e compartilhando vídeos) e a vida fatiada e temperada a gosto do creator, tudo em 15 segundos. Tem ainda o “E daí?”, projetado para além das fronteiras nacionais como símbolo do absurdo, da falta de empatia e até de irresponsabilidade institucional.

Aliás, nos dias de hoje é preciso ter uma dose de cuidado, pois a reflexão tem sido “tachada” de julgamento e até para refletir temos que ter um certo “filtro”… que fase! Bons tempos aqueles de 1997, nas aulas de Filosofia (com o mestre Maurício Abdalla) em que a gente se expressava e colocava os assuntos em pauta, sem edição, cara a cara, elaborando “críticas” e sendo muito feliz! Ah, que fique claro o conceito aqui posto, baseado no estabelecimento de critérios para colocar um assunto em “crise” e assim conhecê-lo de forma mais ampla (inclusive na época foi um choque descobrir este conceito… para nós “criticar” era somente uma ação de avaliação e julgamento, algumas vezes “construtiva”, outras com viés pejorativo).

Mas voltemos aos tempos atuais, diante da multiplicidade da oferta de conteúdo na arena digital, onde especialistas e pessoas comuns têm compartilhado seus conhecimentos. Ainda que a audiência seja um fator limitante (o Youtube, por exemplo, só permite a realização de transmissões ao vivo para dispositivos móveis a partir de mil inscritos no canal), o Instagram garante a todos os usuários visibilidade por meio das lives e agora com mais uma ferramenta, a “Live Donations”, que permite aos usuários arrecadar doações nas transmissões ao vivo. Lançada no último dia 28, a intenção da plataforma é direcionar os recursos para organizações sem fins lucrativos. O Facebook (que tem sob seu guarda-chuva o Instagram e também o Whatsapp) trouxe para seu próprio sistema o que o Youtube faz por meio de sites externos. A empresa garante que mais de um milhão de instituições em todo mundo poderão receber a ajuda e que 100% do que for arrecadado será destinado a elas. O TikTok lançou recurso similar, porém com destinação direcionada aos projetos escolhidos pela empresa.

Bom seria, especialmente no Brasil, se além de doações em espécie pudéssemos doar “empatia”. Quem sabe assim poderíamos nos sentir um pouco menos vulneráveis diante deste tempo de incertezas e de declarações equivocadas sem conexão com a realidade.

Danielly Medeiros é jornalista e especialista em Economia para Jornalistas e Comunicadores Institucionais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Cooabriel inaugura unidade em Montanha

O objetivo da nova unidade é atender às grandes solicitações de sócios e produtores, além de expandir a cultura do café conilon na região.

Governo publica MP que pode destravar crédito às pequenas e médias empresas

Os bancos já emprestaram mais de R$ 900 bilhões em recursos novos, renovações e suspensão de parcelas de empréstimos.

Parque de iluminação de Vila Velha será modernizado e ampliado

O edital para contratação da empresa que realizará o serviço foi lançado na sexta-feira (29), nos Diários Oficiais do Município, Estado e da União, além de jornais de circulação nacional.

Vida Capixaba

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 
Continua após publicidade