Linha verde: usuários e motoristas aprovam utilização da faixa

Foto: Diego Alves / PMV

Além da faixa exclusiva, a Prefeitura de Vitória implantará uma nova linha de ônibus para atender os passageiros que passam pela Avenida Dante Michelini

A linha verde, faixa exclusiva para ônibus, vans e táxis na Avenida Dante Michelini, e tem como objetivo priorizar o transporte coletivo, garantido o fluxo livre na via, começou a funcionar desde a última segunda-feira (12) e está agradando aos usuários e motoristas quem passam por ela.

A engenheira ambiental Isabela Fernandes achou positiva a ação. “Ficou muito bom para quem anda de ônibus todos os dias e diminuiu o tempo de viagem. Aprovo mais projetos assim”, afirmou. Já a doméstica Ilza da Silva Andrade, disse que a diminuição do tempo de viagem é perceptível. “Estou achando maravilhoso. Não tenho do que reclamar”, disse.

Foto: Diego Alves

O secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann, destacou que o principal objetivo da linha verde é auxiliar no tráfego dos ônibus. “Mesmo com uma faixa a menos para que os veículos pequenos trafeguem, o benefício é para a sociedade. Temos uma cultura de uso de carro, mas é preciso priorizar o transporte coletivo”, contou.

Foto: Diego Alves

O taxista Cosme Ribeiro já passou pela Linha Verde conduzindo seu táxi e também como passageiro de ônibus. “Percebi que o tempo de viagem de ônibus diminuiu muito. Linhas de ônibus que passam pela praia de Camburi estão andando dentro do horário”, destacou.

Funcionamento

A Linha Verde funciona entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a Avenida Norte-Sul (sentido Jardim Camburi), numa extensão de 3,8 quilômetros, e está destinada exclusivamente a ônibus, táxis e vans, de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

Nova linha

Outra novidade é a criação de uma linha que faz o trajeto Enseada do Suá-Jardim Camburi. A Prefeitura de Vitória criou um ônibus circular seletivo e convencional que liga os dois pontos, facilitando a vida dos passageiros que utilizam o transporte coletivo municipal.

Foto: André Luiz Silva Sobral

Os coletivos começam a circular a partir da próxima quarta-feira (21), nos dois sentidos, e sairão a cada 25 minutos. Os horários de partida e a quantidade de viagens ainda estão sendo definidos pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran).

O percurso mais rápido será possível graças à implantação da Linha Verde na Avenida Dante Michelini. Os ônibus farão paradas nos pontos para o embarque e desembarque de passageiros no percurso.