Fiscalização da Linha Verde começa nesta segunda (25)

A Linha Verde funciona todos os dias e contará com mais fiscalização . - Foto: Leonardo Silveira / PMV

A fiscalização será feita por agentes da Guarda Municipal. Pessoas que não tiverem três ou mais pessoas (carona solidária) sofrerão penalidades

Para melhorar ainda mais o tráfego, a partir desta segunda-feira (25), a Linha Verde, localizada na Avenida Dante Michelini, em Vitória, passará a ser fiscalizada por agentes de trânsito da Guarda Municipal.

Desde quando foi implantada em março de 2018, a faixa visa a priorizar o transporte coletivo com um ponto exclusivo para o tráfego de ônibus, micro-ônibus, ambulâncias, viaturas policiais, ônibus de escolares, particulares de excursão e turismo, vans, táxis e veículos com três ou mais pessoas (carona solidária).

“Percebemos que a taxa de respeito da Linha Verde é alta e poucos veículos ocupam a faixa de forma irregular. O objetivo é estimular o uso compartilhado e inteligente dos espaços públicos”, disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

O secretário reforça que os condutores que não respeitarem o trânsito nesta faixa sofrerão penalidades. “Transitar de forma irregular pela Linha Verde é uma infração média, com perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o Código de Trânsito Brasileito (CTB)”, ressalta ele.

A fiscalização na Linha Verde será reforçada. – Foto: Leonardo Silveira/ PMV

Vale destacar que a Linha Verde funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

Campanhas

A fim de conscientizar os condutores que utilizam a faixa exclusiva, a Prefeitura de Vitória busca fazer ações com essas pessoas, conforme explica a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas Amorim.

“A Linha Verde oferece agilidade ao transporte coletivo e aumenta a segurança dos passageiros. Nas últimas semanas, fizemos campanhas educativas para orientar os motoristas e conscientizar a todos sobre a utilização da via adequadamente, favorecendo a mobilidade”, afirma ela.

Leia Também:

Conteúdo Publicitário