Investimento de R$ 40 milhões vai ampliar em 9 vezes a capacidade de fornecimento de gás natural em Linhares
Por Samantha Dias
A Companhia de Gás do Espírito Santo (ES Gás) deu início à interligação da Rede de Distribuição de Linhares ao Gasoduto de Transporte “Cacimbas-Vitória”, o que proporcionará ampliar em nove vezes a capacidade de abastecimento de gás em Linhares
Orçado em R$ 40 milhões, o investimento permitirá dotar a rede de Linhares de um sistema de abastecimento por gasoduto, em substituição à operação realizada por meio de caminhões de Gás Natural Comprimido (GNC), atualmente limitada a 40.000 metros cúbicos por dia.
- Confira a edição digital da revista ES Brasil
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
“Esse é um registro importante para o Espírito Santo com a construção desse gasoduto ligando Regência até Bebedouro, em Linhares. As indústrias locais são hoje abastecidas de caminhão e passarão a receber o gás por gasoduto, aumentando em até nove vezes a capacidade de abastecimento. Um investimento que irá gerar mais capacidade produtiva, mais oportunidades e desenvolvimento para os capixabas”, afirmou o governador Renato Casagrande.
O investimento é motivado tanto pela ampliação do consumo, decorrente das novas plantas industriais no município, quanto pelo aperfeiçoamento da operação, com o aumento da segurança e a redução de custos operacionais relativos à compressão, ao transporte e à descompressão do gás natural.
“O investimento permitirá que a malha de distribuição seja ampliada, por meio da construção de 28 quilômetros de rede, em um prazo estimado de execução de 12 meses. Assim, poderemos atingir a capacidade de fornecimento de 360.000 metros cúbicos por dia e a redução da movimentação de seis carretas, que juntas fazem 240 viagens mensais de ida e volta em um percurso de 63 quilômetros”, explicou o diretor-presidente da ES Gás, Heber Resende.
A ES Gás é uma empresa de economia mista em que o Estado do Espírito Santo detém 51% do capital votante, tendo como sócia a BR Distribuidora, com os demais 49%.
Com informações do Governo do Estado