24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Janete de Sá: causa animal e representatividade feminina

No 6° mandato no Legislativo capixaba, Janete tem ampliado frentes e quer mais mulheres na política

Por Redação

Deputada estadual e uma das vozes mais ativas na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Janete de Sá (PSB) chegou em 2023 ao sexto mandato como uma das representantes femininas no âmbito político. Ao longo dos mais de 20 anos de vida política, ela foi protagonista na criação de mecanismos de defesa e proteção às mulheres vítimas de violência e, agora, tem travado uma luta constante na garantia do bem-estar dos animais.

- Continua após a publicidade -

Eleita pela primeira vez em 2002, Janete é uma das pioneiras na ocupação feminina em diversos espaços. Graduada em Enfermagem, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Sindicato dos Ferroviários ES/MG. No parlamento capixaba, foi a primeira Procuradora Especial da Mulher na ALES, atendendo mais de 700 mulheres vítimas de violência, além da intensa fiscalização do cumprimento do programa Patrulha Maria da Penha. 

A parlamentar entende que a transformação social se dá pela participação de mais mulheres em cargos de liderança na sociedade, cobrando mais representatividade feminina nesses postos, especialmente na Assembleia Legislativa.

“Apesar da maioria dos votos serem de nós, mulheres, precisamos estimular a participação ativa de representantes femininas no Espírito Santo, na direção dos poderes, das empresas, das instituições, dos trabalhos sociais, a fim de gerar um novo olhar e sermos inspiração umas para as outras”, afirmou Janete em entrevista exclusiva à ES Brasil.

Desde o último mandato, Janete também tem sido ativa na defesa e garantia do bem-estar dos animais. Atualmente, a parlamentar preside a CPI que investiga os casos de maus-tratos e averigua órgãos que praticam possíveis omissões na fiscalização. No último mês, ela apresentou um Projeto de Lei que prevê a obrigatoriedade de colocação de placas informativas em rodovias e locais em que animais são abandonados com frequência, advertindo para a infração cometida.

Na entrevista à ES Brasil, Janete de Sá destacou também outros pontos de atuação ao longo dos mandatos, além de enviar uma mensagem para as mulheres capixabas no Dia Internacional da Mulher. Confira:

Quais os principais pontos que destaca na sua trajetória política?

Trabalho de forma incisiva em três áreas: combate à violência contra a mulher; combate de maus-tratos aos animais e agricultura. O fortalecimento da agricultura e dos agricultores, principalmente os da agricultura familiar é uma das bandeiras relevantes do meu mandato. Por duas legislaturas consecutivas, presidi a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa. Entre as leis aprovadas destaco a Ampliação do Programa de Alimentação Escolar e o Programa Estadual de Alimentação Social (PEAS). 

Participei da instituição do Código Estadual de Proteção aos Animais (Lei 8.060/2005), proibindo condutas como agredir, manter animais em locais sem higiene e obrigá-los a trabalhos exorbitantes, entre outras práticas, além de liderar a criação da CPI dos maus-tratos aos animais.

Quais são os seus principais projetos para a sequência do mandato?

Além do desarquivamento de mais de 60 projetos que entendo serem importantes para a sociedade, temos várias ideias de projetos relevantes em análise para apresentar. Destaco a criação de um fundo estadual para luta contra a violência a mulher da frente parlamentar de apoio das cadeias produtivas da agricultura capixaba e o endurecimento das penas do Código Estadual de Proteção Animal.

Eu mesma sou proponente da Semana da Mulher na Política, para poder semear essa ideia e da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica.

Qual mensagem você deixa para as mulheres que lutam na política e por uma sociedade mais igualitária?

Que continuem lutando, que abracem as causas sociais, estude e busque conhecimento para ocupar com igualdade espaços de decisão, poder e respeito. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA