22.1 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

IPVA será aplicado sobre 54% da frota no Espírito Santo

Saiba quais municípios lideram em número de veículos tributáveis no Estado

Por Kebim Tamanini

Nesta semana, foram divulgadas as datas de pagamento das cotas únicas e parcelas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Espírito Santo. O Estado conta com uma frota de 2.240.165 veículos (carros, caminhões, motos e outros). No entanto, apenas 54% desse total, conforme a Secretaria da Fazenda (Sefaz), serão tributados, totalizando exatamente 1.221.126 automotores.

- Continua após a publicidade -

A razão pela qual quase metade dos veículos não precisará pagar a taxa de IPVA é que os veículos mais antigos, fabricados em 2008 ou anterior, estarão automaticamente isentos do pagamento do imposto neste ano. Essa isenção abrange mais de 1 milhão da frota capixaba.

Vale destacar que o Espírito Santo possui uma das menores taxas do imposto, cobrado 2% do valor do veículo. Enquanto São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os três estados com o IPVA mais caro do país, cobrando uma alíquota de 4%.

Ainda não é possível determinar o valor que será arrecadado pelo governo capixaba em 2024, pois os proprietários têm a opção de escolher o pagamento da cota única, recebendo um desconto de 15%, inviabilizando um montante estimado.

Ranking dos Municípios

No Espírito Santo, de acordo com a Sefaz, a cidade de Vila Velha lidera a maior frota tributável pelo IPVA, contando com 142.853 veículos. Em seguida, temos Serra (126.737), Vitória (119.007), Cariacica (91.209) e Cachoeiro de Itapemirim (61.381).

Com exceção das 10 principais cidades capixabas, conforme pode ser observado na tabela abaixo, as demais cidades juntas possuem uma frota tributável de 462.264 veículos.

Confira na tabela a seguir o top 10 das frotas tributáveis no Estado.

WordPress Tables Plugin

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA