Vila Velha receberá 140 milhões para melhorar infraestrutura da cidade

Foto: Felix Falcão / Prefeitura de Vila Velha

Técnicos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) estão visitando o município desde o dia 19 de setembro

Pela segunda vez, os técnicos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) visitaram Vila Velha. Com a visita, que começou no dia 19 de setembro, a intenção é colher mais informações sobre o pedido de uma operação de crédito da ordem de U$ 34 milhões (aproximadamente R$ 140 milhões), para investimentos em obras de infraestrutura e em parques naturais da cidade.

Um dos itens mais discutidos durante a reunião foram as obras de infraestrutura muito solicitado pela comunidade em dezesseis das dezessete assembleias do Orçamento Participativo realizadas em Vila Velha no ano passado. Por isso, a prefeitura está contratando o financiamento internacional junto ao Fonplata.

A proposta de tomada de crédito foi apresentada na sede da PMVV, em Coqueiral de Itaparica, a um grupo de quase 50 pessoas entre lideranças comunitárias, políticas, empresariais e estudantes.

A expectativa da administração municipal é que o contrato de financiamento seja assinado até o final do ano. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Ricardo Santos, os recursos do Fonplata serão investidos em melhorias de 30 bairros nas várias regiões da cidade com prioridade para a Região 5.

Relatório

O prefeito Max Filho e a instituição financeira assinaram o documento chamado “Ajuda Memória da Missão”, um relatório sobre as providências a serem adotadas pela Prefeitura a fim de viabilizar o financiamento que compreende a elaboração dos projetos executivos e das obras de requalificação urbana e análise ambiental dos projetos a serem executados.

O projeto prevê a requalificação urbana e ambiental de vários bairros com a execução de obras de drenagem, pavimentação, iluminação, arborização, instalação de equipamentos e mobiliários urbanos, além da estruturação dos parques municipais da Manteigueira, Penedo, Marista e Moreno, e outras intervenções na área de infraestrutura.

“As coisas já estão bem adiantadas por parte do município, o que permite a aprovação do empréstimo pelo Fonplata”, avaliou o especialista em projetos da instituição, Hernan Benitez.

Conteúdo Publicitário