29.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Inverno aumenta número de incêndios nas vegetações por falta de chuva

Não é apenas a população que sofre com a seca. A escassez de chuva pode provocar queimadas nas florestas e áreas verdes dos municípios.

Por Paula Bourguignon

Apesar do inverno ter como característica a baixa temperatura, os dias secos têm deixado a vegetação mais seca. Com ventos mais fortes no fim do dia, aumenta a chance de incêndios nas regiões de mata.

- Continua após a publicidade -

Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), houve 232 incêndios em vegetação no Espírito Santo em junho de 2022. No ano passado, foram 129 casos no mesmo mês.

O que fazer pra evitar? A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), mantém o monitoramento de todas as áreas verdes do município e equipes de vigilantes.

Como forma de minimizar os danos, para o caso da ocorrência de incêndios florestais, a Semmam também fez aceiros nos parques, que consistem em faixas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo, para prevenir a passagem do fogo.

“Geralmente, em condições normais na região de Vitória, em julho temos chuva fina e contínua, que ajuda a dar uma umedecida geral na cobertura vegetal. Ocorre que, atipicamente, tivemos um mês de julho seco, não tivemos quase chuva nenhuma, uma incidência solar considerável, um vento sul intenso, que contribuem para ressecar ainda mais a cobertura da vegetação”, disse o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Föeger.

Na Área de Proteção Ambiental do Maciço Central de Vitória, existem unidades de conservação integral que somam mais de 400 hectares, como Parque da Fonte Grande, Parque Natural Municipal Pedra dos Olhos, Parque Natural Municipal Gruta da Onça e Parque Natural Municipal do Vale do Mulembá.

O major do Corpo de Bombeiros Militar do ES Leonardo Carnielli Oliveira explica como são provocados esses incêndios e como podem ser evitados:

“A maioria dos incêndios de vegetação é provocada pelo homem, seja de forma acidental ou intencional. Acidental por balão, queima de lixo, velas de pessoas que fazem eventos religiosos próximos a estas áreas, fogueiras e queimadas controladas que fogem ao controle. A orientação preventiva do Corpo de Bombeiros é que, se for fazer algum ritual religioso ou uma fogueira, sempre capinar bastante em volta, tirar o mato do local ou colocar uma barreira com vala ou pedras para isolar o local. Quando finalizar, apagar as velas ou fogueira com água. Além disso, manter fósforos ou isqueiros longe de crianças. Importante dizer que todo tipo de queimada pode provocar incêndio. Além disso, sem a devida autorização, incêndio é considerado crime ambiental”, explica o major.

Com informações da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV). 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA