Escolas reformadas, ampliação de programas e maior uso de tecnologia marcam o retorno das aulas na educação do ES
Por Fabio Gabriel
O governo do Espírito Santo realizou, nesta terça-feira (4), a abertura simbólica do ano letivo de 2025. O evento ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mestre Álvaro, em Serra, e destacou melhorias significativas na educação da rede estadual de ensino. Durante a cerimônia, foram anunciadas ampliações em programas educacionais e investimentos em modernização das escolas.
Cerca de 190 mil alunos das mais de 400 escolas estaduais voltaram às aulas com novidades estruturais e pedagógicas. A reabertura das escolas Mestre Álvaro e Arnulpho Mattos, após reformas, também foi celebrada pelo governador Renato Casagrande, que visitou ambas as instituições.

“Escolhemos a Escola Mestre Álvaro para essa cerimônia por ser um marco de revitalização. Quando a visitei em 2021, estava em situação precária. Agora, com estrutura renovada, laboratórios modernos e espaços tecnológicos, temos um ambiente que estimula o aprendizado. Uma boa estrutura não é tudo, mas faz diferença. Educação é o caminho para reduzir desigualdades”, afirmou Casagrande.
O vice-governador Ricardo Ferraço reforçou o compromisso com a evolução da educação pública. “Temos avançado muito. Fomos medalha de ouro no Ideb em 2024 e estamos ampliando o ensino integral. Nossos educadores são fundamentais nesse processo”, destacou Ferraço.


O programa Escola do Futuro é um dos principais destaques. Com foco em inovação e tecnologia, 35 novas escolas serão certificadas neste ano, elevando para 50 o número total de unidades que adotam ferramentas digitais no ensino. A iniciativa também abrange centros urbanos e regiões do interior.

Outra novidade é a expansão das escolas em tempo integral, que chegam a 214 unidades em 2025. O Programa de Intercâmbio Estudantil também foi ampliado, oferecendo 350 vagas, incluindo destinos como Inglaterra, Irlanda e Argentina, além dos tradicionais Estados Unidos e Canadá. O governo do estado também deu dicas essenciais para um retorno escolar saudável.
Com investimento de mais de R$ 11 milhões, a EEEFM Mestre Álvaro agora conta com laboratórios modernos, quadra coberta, biblioteca e espaço multiuso. Para o diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, a reforma é um exemplo de realização de sonhos. “Quem conhecia essa escola sabe o quanto ela se transformou. Continuaremos trabalhando para oferecer educação de qualidade para todos”, afirmou.