24.4 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Indústrias poderão ter redução do ICMS em gás canalizado

Proposta encaminhada pelo Governo do Estado quer reduzir o ICMS em gás canalizado de 17% para 15%; Medida prevê redução maior em 2025

Por Robson Maia

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) debate Projeto de Lei (PL) que concede benefício tributário de gás canalizado destinado a estabelecimento industrial. A proposta, de autoria do Governo do Estado, reduz de 17% para 15% em 2024 e para 12% a partir de 2025 o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o produto.

- Continua após a publicidade -

O benefício trata do imposto que incide sobre operações internas, ou seja, quando a operação ocorre dentro do próprio estado. A concessionária responsável pela distribuição do gás canalizado deverá aplicar a redução de base de cálculo somente nas operações de saídas destinadas a estabelecimentos industriais.

A medida sugerida pelo Executivo de redução tem como base o Convênio de ICMS 18/92 e o Convênio de ICMS 92/20, ambos do Conselho Nacional de Política Fazendária, que autorizam os Estados a reduzirem a base de cálculo do gás natural. O objetivo da mudança, segundo justifica a matéria, é proteger a economia capixaba e eliminar a desigualdade de concorrência no tratamento tributário.

O PL começou a tramitar no Legislativo nesta segunda-feira (6) e será avaliado pelos colegiados responsáveis. Caso aprovada, a proposta seguirá para votação em plenário, sendo posteriormente encaminhada para sanção ou veto do governador Renato Casagrande (PSB).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA