23.8 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Indústria capixaba registra o maior crescimento desde 2011

Setor teve alta de 9,1% em 2023, em um resultado puxado principalmente pela indústria extrativa

Por Gustavo Costa

Com números superiores à média da economia do próprio Estado, a indústria capixaba terá boas lembranças de 2023. O setor industrial teve alta de 9,1% em relação ao ano anterior. Foi o melhor resultado desde 2011, quando o crescimento da indústria alcançou 12,3%.

- Continua após a publicidade -

Os dados são do Indicador de Atividade Econômica (IAE-Findes) e divulgados pelo Observatório da Indústria na sede da Findes, nesta quinta-feira (14).

A economia do Estado cresceu 4,8% no ano passado, puxada, sobretudo, pelo bom trabalho da indústria extrativa, que teve alta de 27%. Esse segmento tem como destaque as áreas de pelotização do minério de ferro e outras atividades (crescimento de 31,7%) e petróleo e gás natural (+ 23,1).

Também terminaram em alta as indústrias da energia e saneamento, com 7,7%; e o da construção, com 0,9%. Por outro lado, a indústria de transformação caiu 4,1%, acumulando perdas nas áreas de fabricação de produtos de minerais não-metálicos (-13,4%), metalurgia (-4,9%) e fabricação de produtos alimentícios (-0,2%). Apesar dos bons resultados das atividades de fabricação de celulose, papel e produtos de papel (8,5%); e fabricação de coque, de derivados do petróleo e de biocombustíveis (0,3%); não foi suficiente para fazer setor de transformação fechar no positivo.

Indústria capixaba registra o maior crescimento desde 2011
Fonte: IAE-Findes. Elaboração: Findes/ Observatório da Indústria

ES é o segundo estado mais industrializado do país

A indústria do Espírito Santo é formada por mais de 16 mil empresas e 233 mil empregos formais. Para a presidente da Findes, Cristhine Samorini, o setor produtivo capixaba novamente se colocou como gerador de riquezas, empregos e oportunidades para o Estado e para o Brasil. “A indústria é o motor do desenvolvimento e vem contribuindo para o Estado se consolidar como referência no país em atração de investimentos e melhoria de ambiente de negócios. Somos o segundo estado mais industrializado do Brasil e 38,4% da economia capixaba é fruto da indústria”, destacou ela.

E para 2024, a expectativa é seguir crescendo. De acordo com o Observatório da Indústria, a projeção para a economia do Estado para 2024 é de alta de 4,5%. A indústria, mais uma vez é apontada como a protagonista neste cenário otimista, com previsão de alta de 7,5%, seguida de agropecuária (3,3%) e serviços e comércio (2,9%).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA