21 C
Vitória
segunda-feira, 22 DE julho DE 2024

Hospital infantil em Vila Velha será ampliado

Reformas preveem ampliação da estrutura operacional e clínica cirúrgica; No sábado, secretário de saúde anunciou abertura de novos leitos 

Por Redação

O governo do Espírito Santo anunciou a ampliação de setores do Hospital  Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), no bairro Soteco, em Vila Velha. A publicação do serviço foi realizada na última sexta-feira (31), com intervenções previstas para a estrutura operacional e para a clínica cirúrgica materno infantil, com previsão de conclusão em até três anos.

- Continua após a publicidade -

Referência na área da pediatria no estado, o Himaba é o único complexo hospitalar especializado em atendimento infanto-juvenil da rede pública da região metropolitana. Com o investimento, a administração estadual projeta mais 140 leitos clínicos de enfermaria pediátrica, 15 leitos de UTIN médio risco, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) alto risco e 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), além de cinco salas cirúrgicas. Também serão contemplados na reforma todos os ambientes hospitalares necessários para o pleno funcionamento dos leitos, como farmácia, almoxarifado, CME, refeitório, cozinha, expurgo, DML, entre outros.

O investimento total para a obra será de aproximadamente R$ 32 milhões, sendo a maior parte do investimento via emendas parlamentares (recursos federais) e o restante com recursos estaduais.

“A ampliação do Himaba já faz parte do nosso planejamento. Essa obra irá melhorar o padrão de atendimento em média e alta complexidade das nossas mães e crianças, fazendo o Himaba se consolidar como referência na área materno infantil no Espírito Santo”, disse o secretário da Saúde, Miguel Duarte.

O início do ano ficou marcado por longos períodos de espera e tumultos na unidade. Mães relataram ter dormido em filas para conseguir agendar consultas e serviços do hospital. Diante disso, o governo estadual anunciou uma série de medidas para reduzir os transtornos, como a criação de uma central de agendamentos online e telefônicos.

Para o início do mês de abril, foi anunciada a abertura de 15 novos leitos, sendo oito destinados à  enfermaria e sete de unidade semi-intensiva pediátrica, que já entraram em atividade no último sábado (1). Com a oferta, a unidade passa a contar com 196 leitos, sendo 15 de unidade semi-intensiva e 52 de enfermarias pediátricas.

“A circulação de vírus respiratórios sazonais e a dengue têm mantido a taxa de ocupação de leitos pediátricos acima do esperado. Essa abertura de leitos no Himaba é parte dos esforços do Governo do Estado em ampliar e garantir o acesso à saúde das nossas crianças. Além disso, estamos trabalhando na estruturação de um plano de contingência para aumentar o número de leitos pediátricos disponíveis”, explicou o secretário.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA