27.1 C
Vitória
quinta-feira, 9 maio, 2024

Greve dos Roteiristas: Possível fim após acordo preliminar

Membros do sindicato vão votar para decidir sobre o fim oficial da paralisação nesta terça-feira (26). Classe dos atores ainda segue em greve

Por Mariah Friedrich

Após quase cinco meses de greve, o Sindicato dos Roteiristas da América (WGA)  e os principais estúdios e plataformas de streaming da Aliança dos Produtores de Cinema e de Televisão (Alliance of Motion Picture and Television Producers) chegaram a um acordo provisório para os próximos três anos no último domingo (24), o que pode encerrar a paralisação.

- Continua após a publicidade -

O acordo proposto abrange os próximos três anos e prevê benefícios e proteções para os roteiristas. Quatro líderes importantes de Hollywood participaram de três dias de negociações: Bob Iger da Disney, Donna Langley da NBCUniversal, Ted Sarandos da Netflix e David Zaslav da Warner Bros. A decisão final depende dos membros do sindicato, que anunciaram uma reunião esta agendada provisoriamente para esta terça-feira (26) para votação sobre o fim oficial da paralisação.

A greve envolve mais de 11 mil roteiristas que reivindicam melhores condições de trabalho e combate à precarização, recomposição salarial e regulamentação do uso da Inteligência Artificial para produção de roteiros para a indústria de audiovisual. Os royalties em programas de streaming também foram ponto de disputa. Programas populares como “Stranger Things” e “The Last of Us” foram interrompidos durante este período. 

Enquanto a greve dos roteiristas parece caminhar para um encerramento, a greve dos atores ainda continua, representados pelo Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (conhecido pela sigla SAG-AFTRA).

A adesão ao movimento dos roteiristas foi anunciada pela entidade no dia 14 de julho, motivada pelo conflito de interesses entre os estúdios e os membros do sindicato. A classe dos atores tem expressado preocupação com as propostas das empresas de entretenimento de realizar escaneamento das imagens dos atores e gravar suas vozes, pagando-lhes apenas pelo equivalente a um dia de trabalho, o que abriria caminho para a substituição dos artistas por imagens pré-gravadas e manipuladas por meio de inteligência artificial (IA).

No entanto, o acordo na greve dos roteiristas também pode influenciar o movimento dos atores. O cronograma da indústria deve ser modificado de maneira significativa até que tudo se resolva. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -