23.3 C
Vitória
sábado, 25 maio, 2024

Dia dos Povos Indígenas: 6 filmes infantis sobre a importância da data

A data pode ser uma oportunidade de reflexão para os adultos e de aprendizado dos pequenos sobre a importância dos povos originários do Brasil

Por Otávio Gomes*

O Dia Nacional dos Povos Indígenas é comemorado nesta sexta-feira, 19 de abril. A data tem o objetivo de provocar a reflexão sobre o preconceito contra os povos originários das Américas, além da promoção de seus direitos.

- Continua após a publicidade -

O marco comemorativo foi criado em 1943, durante o Congresso Indigenista Interamericano, com o apoio do militar e sertanista brasileiro Marechal Rondon, um célebre defensor dos indígenas.

Sobre a importância dos povos originários, o professor de História Sergio Cavalheiro afirma que “as terras indígenas, especialmente as reservas demarcadas, representam as áreas mais bem preservadas do território brasileiro. Além da preservação cultural, o benefício ao meio ambiente é notável”.

No Brasil, os indígenas se dividem em 305 grupos étnicos, falantes de 274 línguas diferentes . Segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2022, existem 1.693.535 de indígenas no país, o que representa cerca de 0,83% da população brasileira. Destes, 622,1 mil habitam terras indígenas reconhecidas pelo governo brasileiro, 63,27% do total.

Produtos culturais ajudam a reforçar o compromisso pela preservação dos indígenas a partir do conhecimento de sua importância para a herança cultural brasileira. Uma das maneiras de manter essa promessa viva através das gerações é permitir que as crianças tenham contato com a riqueza ancestral do Brasil.

Pensando nisso, confira 6 filmes que ajudam no ensino das crianças sobre a importância dos povos indígenas.

Kalapalo

O filme é uma animação feita por crianças da etnia Kalapalo. A obra conta um pouco sobre esse povo e também aborda a festa do Kuarup, celebrada na região do Xingu.

Onde assistir: YouTube 

Ainbo: A Guerreira da Amazônia

Animação dirigida e roteirizada por Richard Claus narra a história de Ainbo, uma menina nascida e criada na aldeia de Candámo, localizada na Floresta Amazônica. O filme mostra como a ganância afeta o cotidiano dos povos indígenas.

Onde assistir: Amazon Prime, Apple TV

Tainá – a Origem

Longa-metragem conta a infância da indígena Tainá ao lado do pagé Tigê. Ao longo da história, a menina encara os malfeitores da floresta e desvenda o mistério de sua própria origem.

Onde assistir: Apple TV

Tudo verdim, uma constelação de memórias inventadas

Narrado pelas crianças do Território Indígena Pankararé, no Sertão da Bahia, a obra é uma coleção de memórias inventadas, narrado entre pausas, cantos sagrados, palavras e desenhos.

Onde assistir: Vimeo

Caminho dos gigantes

O filme narra a história de Oquirá, uma menina de 6 anos que desafia o destino e aprende sobre o ciclo da vida. A jornada da protagonista busca ensinar sobre a importância e a força da natureza.

Onde assistir: YouTube

A Festa dos Encantados

O filme narra a saga de um índio Guajajara que encontra um mundo subterrâneo habitado por seres encantados duarante a rpocupra pelo seu irmão desaparecido. A aventura faz o protagonista aprender rituais e cânticos de várias celebrações de sua etnia.

 

Onde assistir: YouTube

*Sob a supervisão de Erik Oakes

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -