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sábado, 27 abril, 2024

Grande Vitória retoma investimentos na malha urbana

Obras incluem redução do trânsito de veículos, macrodrenagem, asfalto e calçadões

Em 2023, após deixar para trás a grande ameaça da Covid-19, as prefeituras da Grande Vitória estão voltando a liberar verbas para projetos de infraestrutura urbana. Os principais destaques são viadutos, mergulhões, melhorias no escoamento das águas das chuvas, reurbanização e recapeamento de vias.

Há obras que já foram iniciadas e outras que ainda serão licitadas para garantir a qualidade de vida da população ao optar por qualquer tipo de mobilidade, beneficiando pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas. Além de melhorar a rotina dos moradores, as novidades também buscam atrair turistas. 

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Novos mergulhões e ampliação de calçadas beneficiam veículos e pedestres em Vitória

Na capital, foi lançado, recentemente, o edital da maior obra de mobilidade urbana da história. Com recursos próprios da prefeitura, da ordem de R$ 92,2 milhões, as obras do Mergulhão de Camburi prometem acelerar a passagem de veículos no cruzamento da rodovia Norte-Sul com a Avenida Dante Micheline. A expectativa do município é que a ordem de serviço seja assinada até dezembro deste ano, e que a reforma dure cerca de 30 meses.

Hoje os veículos levam de 55 a 88 segundos para passar pela interseção. Após a intervenção no loca, esse tempo será reduzido para até 10 segundos. Segundo a Prefeitura Municipal de Vitória, a velocidade média dos veículos que transitam pelo trecho, parando nos semáforos e enfrentando as retenções, é de 2 km/h e vai passar para 33km/h com a criação do mergulhão.

“Sem cruzamentos, sem semáforos e sem impacto na paisagem. A avenida Dante Micheline não terá elevados ou viadutos. As passagens serão subterrâneas, com área de circulação para pedestres e ciclistas. O calçadão de Camburi não será modificado”, relatou o secretário de Obras da cidade, Gustavo Perin.

A passagem inferior 1 vai eliminar o cruzamento do fluxo de veículos que saem da BR-101 (Bairro de Fátima) no sentido Tubarão. Já a passagem inferior 2 elimina o cruzamento do fluxo que vem de Jardim da Penha, no sentido BR-101.

Mergulhão em Goiabeiras está previsto, mas ainda não saiu do papel

No ano passado, durante reunião na Câmara Municipal de Vitória, o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Marcelo de Oliveira, detalhou que a prefeitura já estava programando uma interseção entre as avenidas Adalberto Simão Nader e Fernando Ferrari. O objetivo é evitar que os veículos tenham que passar por dento de Goiabeiras para acessar as avenidas.

O local vai passar por melhorias cicloviárias, além de qualificações nos parques e praças. “Esta obra também vai nos permitir, simultaneamente, avançar na solução de um grande problema de microdrenagem na região de Goiabeiras e Maria Ortiz”, completou o secretário. A previsão de conclusão e o orçamento ainda não foram fechados.

Ampliação de calçadões

Segundo a prefeitura, os pedestres também terão mais conforto com as obras do município no bairro de Jardim da Penha. Na Rua da Lama, por exemplo, que passou por uma reforma com custo de R$ 4,5 milhões, o calçadão foi ampliado para 3,8 metros nos dois lados da via, com revestimento em granito natural. O canteiro central também aumentou de tamanho. As vias carroçáveis terão, em cada sentido, 3,5 metros de largura, revestidas com piso intertravado. Haverá, ainda, balizadores fixados para delimitar o fluxo de pedestres e veículos. A iluminação foi renovada com fiação subterrânea. Câmeras de videomonitoramento e paraciclos foram implantados.

Já na Curva da Jurema as obras, com valor de R$ 5 milhões, foram autorizadas este ano. O objetivo é reurbanizar a área, tornando o espaço mais acessível, segundo a prefeitura. A proposta contempla o alargamento do calçadão, troca de piso, novo canteiro central, melhorias no fluxo de veículos e remodelação das áreas de estacionamento, totalizando 240 vagas.

Outras regiões que também passam por um processo de reurbanização são as de São Pedro e Ilha das Caieiras. Os recursos ultrapassam R$ 96 milhões e foram financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nesse primeiro momento, serão construídos estacionamento, passeio contínuo com calçada, ciclovia, deques, arquibancadas alagáveis, rampas e cinco atracadouros.

Mobilidade urbana é alvo de investimentos na Serra

As duas principais obras em andamento na Serra dizem respeito a infraestrutura e mobilidade urbana e prometem desafogar o trânsito nos horários mais intensos do dia.

Da ArcelorMittal Tubarão, em Carapina, até o cruzamento da rodovia ES-010, sentido Vitória a Serra, a prefeitura do município está investindo cerca de R$ 80 milhões na macrodrenagem do binário da Norte Sul. A obra, com previsão de entrega em fevereiro de 2024, promete acabar com o represamento de água e alagamentos na região.

A reforma ainda vai transformar a avenida Norte Sul em mão-única no sentido Jacaraípe. Segundo informações da Secretaria de Obras da Serra (Seob), os veículos que estiverem indo sentido Vitória irão passar pela avenida Lourival Nunes, distribuindo melhor o trânsito. A Norte Sul terá três faixas para veículos, além de uma ciclovia que será ligada à já existente na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. A Lourival Nunes também terá três faixas para veículos.

No momento, está sendo realizada a macrodrenagem do Binário. Com esse andamento, a Seob está finalizando o projeto de drenagem das principais redes de Jardim Limoeiro, como a da Rua Manoel Bandeira. Além da drenagem, o projeto do Binário também contempla o recapeamento de algumas vias do interior do bairro.

No final de julho, a Secretaria de Obras da Serra entregou a última passagem superior da Rotatória do Ó, em Laranjeiras.

Em sua reta final, a reforma tem investimento aproximado de R$ 50 milhões. A nova rotatória vai beneficiar cerca de 45 mil veículos que passam por ali diariamente para acessar Morada de Laranjeiras, Laranjeiras, Feu Rosa, Jacaraípe, Manguinhos e outros bairros. Além do anel viário, a construção inclui uma via expressa exclusiva para ônibus, ciclovia e três mergulhões.

De acordo com informações da prefeitura municipal, a Seob está finalizando o paisagismo da região, reforçando a contenção de concreto dos muros grampeados e concluindo a pista inferior 3, próxima ao posto Shell. Além disso, os semáforos do local precisam ser revitalizados, e religada a ciclovia entre as avenidas Talma Rodrigues Ribeiro e a Central B. Os 14 abrigos de ônibus do entorno estão sendo trocados. Os últimos retoques incluem as sinalizações horizontais e verticais e a iluminação em LED.

Serra foi o município que mais investiu em melhorias de mobilidade durante o ano passado. Segundo dados da edição 2023 do anuário Finanças dos Municípios Capixabas, da Aequus Consultoria, o aporte foi da ordem de R$ 364,3 milhões. Em 2021, Serra também encabeçou o ranking, tendo investido cerca de R$ 219 milhões.

“Nossa preocupação sempre foi manter um percentual alto de investimentos. Somando os anos de 2022 e 2023 vamos ultrapassar os R$ 570 milhões. A Serra hoje é o município que mais atrai investimentos, temos o maior PIB do Estado e somos os que mais geramos empregos. Essa ambiência nos permite atrair mais investimentos e, consequentemente, melhorar a vida da população serrana”, comentou o prefeito Sergio Vidigal.

Vila Velha renova ponte, asfalto e sistema de drenagem

Em Vila Velha, já foi autorizada a publicação do edital de contratação de empresa ou consórcio para as obras de reconstrução da Ponte da Madalena, na Barra do Jucu, que desabou em 2017 após fortes chuvas. Com investimento aproximado de R$ 14,5 milhões, o vencedor do certame terá até 60 dias para finalizar os documentos técnicos para viabilizar a obra. A expectativa da prefeitura é de que a intervenção seja concluída em um ano.

Outra importante obra para a mobilidade no município já foi iniciada: é o Corredor Verde, que abrange os bairros Santa Mônica, Soteco, Cocal, Glória, Divino Espírito Santo e Praia das Gaivotas. Esses bairros vão receber calçamento, recapeamento, sinalização e ciclovias, entre outras melhorias, ao longo de 11 km. As construções começaram em junho deste ano, com investimento de R$ 41 milhões e prazo estimado de 18 meses para a execução.

Programa Asfalto Novo

Com o objetivo de melhorar a malha viária e o trânsito, a prefeitura lançou o programa Asfalto Novo no último mês de julho. Cerca de 40 km de vias serão pavimentadas, com um investimento total de R$ 15 milhões.

R$ 70 milhões em drenagem e pavimentação

Em parceria com os governos do Estado e federal, a Prefeitura de Vila Velha se prepara para dar início à macrodrenagem do Canal do Congo, incluindo a drenagem e pavimentação de avenidas importantes nos bairros Cidade da Barra, São Conrado, Vinte e Três de Maio, Ulisses Guimarães, Riviera da Barra, Barra do Jucu, Praia da Concha, Praia dos Recifes, Barramares, Terra Vermelha, Normília da Cunha, Residencial Jabaeté e João Goulart. O investimento de R$ 70,4 milhões vai beneficiar cerca de 70 mil moradores.

Acesso a Campo Grande será facilitado em Cariacica

Em Cariacica, a prefeitura está preparando a obra do novo viaduto da Avenida Mário Gurgel. De acordo com o secretário de obras, Weverton Moraes, estão sendo investidos mais de R$ 48 milhões para o aumento da mobilidade no principal corredor logístico do município.

“Vamos desafogar a Avenida Mário Gurgel, dando mais mobilidade para o acesso à região de Campo Grande, que é um verdadeiro shopping a céu aberto, um dos mais importantes centros urbanos de Cariacica”, explicou o secretário.

A passagem de nível será instalada entre a entrada do estádio Kleber Andrade e a faculdade Pio XII, com 500 metros de extensão, e terá calçadas, ciclovia, canteiros, sinalização horizontal, vertical e semafórica, iluminação em LED, drenagem e recapeamento.

O município ainda prepara uma nova área de turismo e lazer, com espaço para a circulação de pessoas, veículos e bicicletas: a nova orla. “Estamos empolgados com a nova orla de Cariacica, com a expectativa de entrega em dezembro, a tempo das festividades de final de ano. As pessoas que passavam por ali para se exercitarem dividiam espaço com carros e bicicletas, não tinha calçadão. Por isso, estamos ampliando o calçadão em quase 2 km com a construção de restaurantes panorâmicos, vista para a baía e passarela em torno do mangue. Agora, teremos ciclovia, playground, academia popular e iluminação com placas solares”, afirmou o secretário. O investimento é de R$ 33 milhões.

Outras melhorias na malha urbana:

  • Mais de 400 ruas receberam pavimentação e drenagem – investimento de R$ 30 milhões por meio de convênios com os governos estadual e federal.
  • Obras de contenção de encostas – R$ 60 milhões em macrodrenagem, custeio e manutenção.

Viana beneficia população com macrodrenagem e obras de infraestrutura

Em Viana, a prefeitura destacou importantes obras de desenvolvimento urbano em andamento. Moradores dos bairros Industrial, Marcílio de Noronha, Vila Bethânia, Campo Verde, Coqueiral de Viana, Universal, Ribeira, Bom Pastor e Viana Sede estão sendo beneficiados com obras de macrodrenagem no Rio Formate e Córrego Ribeira, com custo de R$ 11,6 milhões. Trata-se de uma parceria entre município e estado. O Córrego Areinha já foi revitalizado.

O investimento vai trazer melhorias para a comunidade que mais sofre em períodos de intensas chuvas. “Estamos fazendo um investimento permanente em Viana para melhorar a infraestrutura da cidade. Estamos autorizando o início de uma nova etapa da macrodrenagem e visitamos as obras no Rio Formate, que já estão ajudando a comunidade do entorno”, disse o governador Renato Casagrande.

A Primeira Praça de Marcílio de Noronha tem obras em andamento com recurso de R$ 1,1 milhão, assim como a Praça da Universal, que conta com aporte de R$ 800 mil.

Outros investimentos na infraestrutura da cidade:

  • Reurbanização da entrada de Marcílio de Noronha – R$ 1,6 milhão
  • Macrodrenagem e pavimentação da Rodovia Viana Norte – R$ 710 mil
  • Construção da Praça da Juventude, em Vale do Sol – R$ 3 milhões Projeto Minha Rua Melhor
    • 110 ordens de serviço para obras de infraestrutura em ruas da cidade (95 obras já concluídas) – Mais de R$ 50 milhões
    • Mais de 2.500 luminárias de LED foram instaladas

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