27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Governo lança programa de desenvolvimento na produção de leite

Programa lançado pelo governo do Estado tem o objetivo de tornar a produção de leite no ES autossustentável

Por Robson Maia

O Governo do Espírito Santo lançou, nesta segunda-feira (28), o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite no Espírito Santo. O programa é baseado em cinco eixos, tendo como foco a sustentabilidade e agregação de valor e o objetivo de aumentar a produtividade de leite nas propriedades rurais capixabas, além de tornar o Estado autossuficiente na produção.

- Continua após a publicidade -

Durante a solenidade realizada no Palácio Anchieta, Casagrande autorizou a publicação de edital de licitação na modalidade de registro de preços para aquisição de 7.500 doses de sêmen sexado e 20 botijões de nitrogênio para a implementação das ações de melhoramento genético do rebanho leiteiro no Espírito Santo.

“Nós avançamos em competitividade e qualidade na produção de café e na fruticultura. Agora vamos fazer o mesmo na produção de leite. Essa é uma tarefa do Governo do Estado, das prefeituras, cooperativas e dos produtores. Tivemos a chegada de novos laticínios, a ampliação dos já existentes e um crescimento na área industrial do leite. Não podemos nos acomodar diante desse mercado em expansão”, afirmou o governador.

O programa é estruturado nos eixos de agregação de valor, produção, produtividade e tecnologia campo, sustentabilidade, recursos humanos nas fazendas e estímulo ao consumo. Entre os projetos iniciais que serão desenvolvidos, destaca-se o projeto de melhoria genética do rebanho leiteiro capixaba e a capacitação de técnicos.

Já as ações prioritárias, serão os alimentos volumosos para entressafra, programas de melhoria genética, grupos de assistência técnica e gerencial, treinamento de técnicos e consultores e programas regionais de treinamento de mão de obra.

Atualmente, o Espírito Santo produz cerca de 1 milhão de litros de leite por dia, o que representa cerca de R$ 727 milhões anuais de faturamento, com cerca de dez mil produtores de leite, sendo a segunda atividade mais presente nas propriedades rurais capixabas, só ficando atrás da produção de café.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA