24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Governo estuda trecho ligando 262 à Rodovia do Sol

Duplicação de BR, cenário dos portos e investimentos em rodovias foram temas no Fórum CNT Debates

Por Gustavo Costa

O Espírito Santo é considerado um corredor logístico estratégico, ligando importantes centros econômicos do país. Cortado pelas BRs 101, 262, 259 e 381, o Estado é rota de saída da produção para diversos mercados.

- Continua após a publicidade -

E a importância das BRs foi abordada pelo vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, que participou da roda de diálogo “Infraestrutura e multimodalidade: desafios e oportunidades para o Espírito Santo”, no Fórum CNT Debates, nesta terça-feira (27).

Segundo Ferraço, a BR 262 é uma rodovia que tem um papel decisivo na economia do Espírito Santo. “Essa é uma rodovia desafiadora, como todos sabem, pela sua questão de engenharia. Ela já foi levada a mercado, que não se manifestou, apresentando proposta. É uma rodovia que já começou a receber investimentos em algum momento para sua duplicação, mas aí o Tribunal de Contas da União embargou as obras, alegando, acho que consistentemente, que tinham problemas na sua engenharia. E o Ministro Renan Filho, no início do ano, com o apoio da nossa bancada federal, contratou um novo projeto de engenharia para a BR-262”, falou.

Ele lembrou que não será um projeto trabalhando a duplicação dela do princípio ao fim, mas também priorizará terceiras faixas em alguns pontos desse traçado.

Ainda sobre a 262, Ferraço citou que existe uma ideia de fazer um trecho ligando a rodovia, pegando de Domingos Martins, passando pela ES-388 e chegando até a Rodovia do Sol. “É uma alternativa que estamos analisando a viabilidade”. Existem ainda conversas sobre um nova forma de pedágio na região, mas existe resistência por conta do risco de afastar novas empresas.

Ele também comentou sobre investimentos robustos nas estradas estaduais, como o programa lançado durante o atual governo que ultrapassa a R$ 4 bilhões. “São investimentos em nossas estradas. Temos muitos exemplos de rodovias importantes que estão sendo recuperadas, mas também investimentos aqui no ambiente da mobilidade urbana. Tivemos essa extraordinária obra de engenharia que foi a ampliação da nossa 3ª Ponte, percebemos o quanto melhorou a partir da construção. Tínhamos quatro vias, hoje são seis vias com ciclovia”, enfatizou.

Outras obras citadas foram o complexo viário de Carapina, a intervenção na Rodovia Carlos Lindenberg, e a inauguração da nova avenida Leitão da Silva.

Ferrovias e portos

Durante a sua participação, Ferraço calou também de outras ações e investimentos no Estado para os próximos meses e anos. “Nós estamos tratando com muita atenção também da renovação da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), a maior concessão ferroviária do país e que joga um peso importante. Ela traz toda a movimentação de carga da Grande Belo Horizonte, do município de Sete Lagoas até o Espírito Santo, por onde grande parte do minério que Minas Gerais produz é escoada aqui pelos nossos portos”, falou.

De acordo com ele, o governo está bem otimista em relação à atividade portuária capixaba. “A privatização da Codesa fez muito bem à economia do nosso país. A Vport, vem apresentando investimentos em uma velocidade muito interessante, ampliando muito a movimentação e a diversificação dessas cargas. E nós estamos vivendo a construção também de um outro porto de cargas gerais, movimentação de contêineres, que é o Porto da Imetame, no que é uma vida nova a essa atividade que está conectado com o modal rodoviário e com o modal ferroviário”, finalizou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA