- Continua após a publicidade -

Governo anuncia plantio de 20 milhões de árvores no ES

Programa “Mutirão das Árvores” visa o desenvolvimento de ações de plantio para a preservação e conservação

Por Robson Maia

Na manhã desta quinta-feira (19), o Governo do Espírito Santo anunciou o plantio de mais de 20 milhões de árvores no estado nos próximos anos. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB), em solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. A iniciativa faz parte do programa “Mutirão das Árvores”, um projeto em parceria com a Fundação Pitágoras.

Casagrande é presidente do Consórcio Verde e tem liderado pautas ambientais no âmbito nacional e internacional. Recentemente o gestor participou de um dos mais importantes eventos ambientais do mundo, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
De acordo com o governador, o objetivo das ações lançadas no Estado é promover o desenvolvimento de ações de plantio para a preservação, conservação e restauração dos biomas brasileiros.

- Continua após a publicidade -

 

Mudas que serão utilizadas no plantio foram exibidas no Palácio Anchieta - Imagem: Divulgação
Mudas que serão utilizadas no plantio foram exibidas no Palácio Anchieta – Imagem: Divulgação

“Temos que unir todos os programas e plataformas de plantio de árvores em um único lugar para fortalecer esse tema. Iremos apresentar o Mutirão amanhã (sexta-feira) aos meus colegas governadores no Consórcio de Integração Sul e Sudeste para que cada Estado possa fazer sua parte. Temos poucos locais de produção de mudas nativas em nosso Estado e precisamos incentivar esse plantio, além de integrar essa tarefa de plantio de mudas no âmbito das escolas”, afirmou o governador.

Na fase inicial, as ações do Mutirão das Árvores serão focadas e realizadas por alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. O projeto será supervisionado pelas Secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e da Educação (Sedu). O objetivo imediato é promover o plantio em áreas determinadas pelos municípios e criar nas crianças e nos jovens uma consciência da importância das florestas.

Para orientar as atividades, o movimento destinará além das mudas, manuais para auxiliar o processo, desde a coleta de sementes/formação até o plantio. A meta do programa é plantar até 2033, um bilhão de árvores em todo o Brasil. O Espírito Santo foi escolhido sede do pontapé inicial do movimento pelo seu destaque nas pautas ambientais no País.

“É preciso envolver os municípios, escolas, professores, diretores e toda a comunidade escolar nessa ação. Somente na floresta, com o plantio de árvores, que conseguiremos preservar a biodiversidade e o solo, além de produzir água. Queremos plantar 20 milhões de mudas no Espírito Santo e iniciaremos hoje com essas 500 que estão aqui no Salão São Tiago. Quem está aqui levará uma muda para casa e ajudará neste início de programa”, acrescentou o governador Casagrande.

- Continua após a publicidade -

Durante o evento, que contou com a presença de professores, organizações ambientais, representantes dos poderes Público, Judiciário e do setor produtivo, o Governo do Estado também anunciou um Edital para financiamento de construção de viveiros. Mais informações serão divulgadas nos próximos dias.

“O Espírito Santo já conta com um dos maiores programas de reflorestamento do Brasil, em que pagamos para o produtor rural reflorestar o seu terreno. Agora, estamos unindo a educação e o meio ambiente para criar cada vez mais uma conscientização de preservação e cuidado com os nossos biomas. Esse pontapé inicial do Mutirão das Árvores ter sido realizado no Estado reforça o nosso protagonismo, liderado pelo governador Renato Casagrande, na pauta ambiental do País”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni.

 

Leia Mais

Projeto de Lei prevê abatedouro para descarte de...
Meneguelli quer multa para quem pintar tronco de...
Evento celebra os destinos mais amados do ES
Queijos do ES: Venda Nova domina com 1º...
Sommerfest ganha reconhecimento cultural no ES
Aprovada proposta que facilita poda de árvores para...
Schettino lança obras sobre 40 anos de trajetória...
Com saída de Casagrande, Ferraço projeta continuidade no...
Vila Velha investe R$ 9,4 mi em proteção...
Serra plantará mil árvores neste mês

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -